As políticas de desenvolvimento de software da Microsoft mudaram de forma radical. Depois de muitos anos a desenvolver de forma fechada e dando aos utilizadores os seus produtos apenas quando terminados, passaram agora a recolher informações e opiniões de todos os que querem avaliar os produtos, conseguindo assim soluções mais adaptadas e mais ajustadas ao público.
Um dos grandes responsáveis pela recolha de informações e opiniões é o programa Windows Insider, que a Microsoft inaugurou com o Windows 10 e que tem usado para recolher feedback, e esse programa chegou agora ao marco histórico de um milhão de feedbacks.
É com o Windows Insider Program que a Microsoft tem recolhido a informação necessária dos utilizadores para evoluir o Windows 10 e colocar nele todos os elementos que vão de encontro ao que os utilizadores pedem.
É também uma forma de os utilizadores reportarem problemas e situações incorrectas que acontecem da utilização deste novo sistema operativo.
Para poderem testar o Windows 10, quer na versão desktop quer na versão dedicada aos smartphones, os utilizadores necessitam de se registar neste programa.
Até à data a Microsoft tem já registados 2 milhões de utilizadores, o que dá boa conta do sucesso que este programa está a ter, com uma adesão massiva e com a correspondente adesão aos seus novos sistemas operativos.
Não existem estatísticas de utilização sobre cada um destes sistemas dentro do programa, mas o mais provável é que o Windows 10 para Desktop esteja no topo da lista.
Mas estes 2 milhões de utilizadores do Windows 10 têm produzido muita informação útil para a Microsoft desenvolver os seus sistemas e os números de participação atingiu já o número de um milhão de participações.
Wow! We just received our one millionth piece of feedback from the Feedback app! Woohoo! #WindowsInsiders
— Gabriel Aul (@GabeAul) 14 março 2015
Foi esta marca que Gabriel Aul comemorou ontem num Tweet que lançou nesta rede social, comunicando e agradecendo a todos a marca agora ultrapassada.
Com o recurso à ferramenta disponibilizada dentro do Windows 10 é simples aos utilizadores comunicarem com a Microsoft e reportando os seus problemas ou as suas ideias de como melhorar o Windows.
O sucesso do Windows 10 está a construir-se, não apenas pelas mãos da Microsoft mas também com a ajuda dos utilizadores, que vão fornecendo à Microsoft todo o input necessário para o melhorarem e tornarem o sistema que se espera que venha a ser.