Pplware

Windows 8: Versão ARM incompativel com software Intel

Muito se tem especulado sobre o que a nova versão do Windows vai trazer. Falou-se em novidades a nível de funcionalidades, novas funções gráficas e até em suporte para processadores ARM. Este último rumor deixou de o ser há muito tempo e é já uma certeza. O Windows 8 vai ter uma versão que correrá em hardware com processadores ARM.

Mas, segundo a Vice Presidente da Intel, Renee James, vão existir problemas de compatibilidade com as aplicações que não forem desenhadas para estas novas versões do Windows. Não vai haver compatibilidade entre estes sistemas e isso terá impacto nos utilizadores.

O alargamento do Windows a versões de processador que não Intel é uma tentativa da Microsoft de atingir mercados que até agora lhe estavam vedados e de disponibilizar um sistema operativo que permita aos fabricantes terem alternativas ao Android e que consigam criar equipamentos capazes de competir com o iPad.

Segundo as declarações de Renee James, a disponibilização de instruções de emulação para os processadores ARM não vai ser disponibilizada.

On ARM, there’ll be the new experience, which is very specifically around the mobile experience, specifically around tablet and some limited clamshell, with no legacy OS.

Our competitors will not be running legacy applications. Not now. Not ever.

Na prática, esta tomada de posição da Intel vai obrigar que a Microsoft e todos as outras empresas de software para Windows vão ser obrigadas a desenvolver aplicações específicas para estas versões do Windows 8.

A Intel justifica esta tomada de posição com o argumento de que vão ter também um processador disponível para o mercado dos Tablet’s. Vai assim conseguir controlar e ter uma vantagem óbvia face à concorrência neste novo mercado.

Foi ainda divulgado que vão existir 4 versões do Windows 8 para processadores ARM, sendo cada uma delas dirigida a um tipo específico de processador.

Depois das declarações de Renee James, a Microsoft apressou-se a responder e a esclarecer alguns pontos que consideraram importantes. De salientar que a Microsoft está a desenvolver todos os esforços para ter software seu a correr nas versões ARM, tendo inclusive mostrado numas das primeiras apresentações desta nova versão do Windows 8 uma versão do Office e outra do Internet Explorer 10.

Intel’s statements during yesterday’s Intel Investor Meeting about Microsoft’s plans for the next version of Windows were factually inaccurate and unfortunately misleading.

From the first demonstrations of Windows on SoC, we have been clear about our goals and have emphasized that we are at the technology demonstration stage. As such, we have no further details or information at this time.

O alargamento das plataformas suportadas pelo Windows vem fazer tremer um pouco o domínio que a Intel tinha neste campo. A reacção que estão, apestar de compreensível, revela um pouco de receio da concorrência e do que estes vão ser capazes de oferecer ao mercado. Ao mesmo tempo conseguem garantir algum valor adicional aos processadores que vão colocar no mercado e que vão concorrer com os ARM. Vejamos ainda se a relação entre os dois gigantes da industria não ficará abalada com esta decisão da Intel.

Exit mobile version