Na continuação da apresentação do que será o Windows 8, a Microsoft tem disponibilizado alguma informação sobre o que podemos esperar e de que modo vamos poder usar essas funcionalidades.
Desta vez a atenção da Microsoft recaiu sobre uma das mais antigas e importantes peças do Windows, o explorador de ficheiros. A ideia base foi manter a usabilidade que todos lhe reconhecem, adicionando e trazendo para destaque novas funcionalidades.
A base das alterações que a Microsoft introduzirá no explorador de ficheiros do Windows 8 teve como orientação dados de utilização desta ferramenta. Era importante disponibilizar de forma simples e rápida o acesso às principais funções que os utilizadores mais usam e necessitam.
Para o fazerem, adicionaram ao explorador de ficheiro a conhecida interface Ribbon, que tão bem conhecemos de outros produtos da Microsoft. Desta forma conseguiram alargar os comandos disponíveis e arrumaram-nos de forma mais funcional e prática.
Os objectivos que a Microsoft traçou para o novo explorador visavam os seguintes pontos:
- Optimizar o Explorer para a tarefa de gestão de ficheiros – Voltar a trazer o explorador para as suas raízes como um gestor de ficheiros.
- Criar uma experiência de utilização de comandos linear – Disponibilizar de forma simples e rápida o acesso aos principais comandos, colocando-os na zona de maior destaque da interface.
- Respeitar a herança do Explorer – Manter a riqueza e o poder que o Explorer teve desde a sua origem e trazer de volta as funcionalidades mais relevantes.
Vejam no vídeo abaixo o que será o novo explorador de ficheiros do Windows 8 e a forma como vão poder usá-lo na sua magnitude.
Para além destas alterações óbvias, vão existir outras que vão com certeza fazer as delicias dos utilizadores. Haverá uma maior integração e interacção entre as diversas funções que são disponibilizadas, o que tornará o explorador de ficheiros ainda mais rico de usar, mantendo ao mesmo tempo a simplicidade que o caracterizou.A definição do que será o Windows 8 está cada vez mais perto do seu fim e daí será mínimo o tempo até que chegue às mãos de todos os utilizadores.
Artigos relacionados