O Windows 8 foi apresentado ao mundo no passado dia 25, tendo sido colocado no mercado, físico e on-line, no dia seguinte. As diferentes opiniões dos muitos utilizadores que o tinham já testado deixavam dúvidas sobre o sucesso que este teria e como seria a reacção dos utilizadores.
Após os primeiros dias de comercialização todas as dúvidas ficaram rapidamente esclarecidas e o Windows 8 pode ser já considerado um caso de sucesso.
Segundo números agora apresentados pela Microsoft, nos primeiros dias foram realizados 4 milhões de actualizações para o Windows 8.
Foi com estes números que Steve Ballmer abriu a conferência Build da Microsoft, que teve início ontem. Esta é a maior conferência organizada pela Microsoft e que reúne os programadores de todo o mundo.
Os números apresentados por Steve Ballmer são apenas referentes às versões de actualização do Windows 8. Os números são impressionantes e mostram que a adopção do Windows 8 está bem distante dos problemas que foram apontados pela adopção da nova interface e pela remoção de funções consideradas como fundamentais, tais como o menu iniciar.
Provavelmente estes números espelham também a promoção que a Microsoft realizou e que permitia a compra da versão upgrade Pro a preços mais baixos. Esta versão permite actualizar o Windows para a versão 8 tendo por base uma versão anterior.
Estes números conseguem competir de forma muito directa com os apresentados pela Apple para as duas últimas versões do seu Mac OS X. Relembramos que o Lion registou mais de 1 milhão de downloads nas primeiras 24 horas e que o Mountain Lion conseguiu o número de 3 milhões nos primeiros 4 dias.
Apesar de estes números terem apenas uma expressão dentro da sua realidade e serem sistemas operativos com números de implementação completamente dispares, os valores apresentados pela Microsoft para o Windows 8 não deixam de impressionar pela positiva.