Pplware

Windows 7 com problemas após actualização KB2823324

Na passada terça feira a Microsoft lançou mais um conjunto de actualizações para o Windows. Segundo relatos que estão agora a vir a público esta actualização está a causa problemas nas máquinas dos utilizadores que a realizaram.

Segundo o que é descrito o problema manifesta-se no arranque após a instalação dessa actualização, causando os famosos ecrãs azuis ou boots que entram em loop.

Existe ainda a informação que este problema tem estado a afectar maioritáriamente os utilizadores que têm os Windows em Portugues do Brasil.

A actualização que está a causar o problema está incluída no grupo de actualizações disponibilizadas no último Patch Tuesday e tem o nome de KB2823324. Esta pretende resolver uma falha de segurança num driver de sistema (ntfs.sys) responsável pelo acesso ao sistema de arquivos.

Apesar de os problemas serem maioritariamente com os utilizadores brasileiros, existem também queixas de utilizadores de outros idiomas. O único padrão que foi conseguido foi que este comportamento está apenas a afectar a versão de 32 bits do Windows 7.

Após a instalação desta actualização o que está a ser reportado é que os sistemas deixam de conseguir arrancar após a sua instalação. Surgem ecrãs azuis durante o arranque ou o processo de boot é interrompido e o computador reinicia indefinidamente.

O que se julga que possa estar a causar este comportamento é um problema com o ficheiro que foi actualizado, ntfs.sys. Muito referem que após a sua substituição por um de outra máquina que não tenha feito a actualização o problema desaparece.

Felizmente já existem soluções menos complicadas que a substituição do ficheiro e que qualquer utilizador pode realizar sem que tenha grandes conhecidmentos técnicos.

Resolução do Problema

A forma de resolver este problema passa pela remoção da instalação da actualização KB2823324.

Ponto de restauro

Para reverterem o vosso Windows para um ponto de restauro anterior devem aceder-lhe em modo de segurança, através da tecla F8 no arranque, e executar o comando rstrui.exe numa janela de DOS.

Será pedido que confirmem a execução do comando com permissões de administrador e devem de seguida avançar no processo até ele terminar num novo arranque.

Caso não tenham acesso ao modo de Segurança ou não tiverem um ponto de restauro mais antigo é necessário proceder de outra forma .

DVD de instalação

Para usarem o DVD de instalação devem realizar o arranque do computador através do DVD do Windows 7 e escolher a opção para restaurar o vosso sistema. Na linha de comando que for apresentada devem colocar o seguinte comando e executá-lo:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Tenham em atenção que a letra da drive a ser indicada no comando (neste caso c:) é aquela que tem o Windows instalado.

Claro que após terem o vosso Windows a arrancar de novo devem voltar a realizar as actualizações, mas tendo em atenção que devem deixar a KB2823324 por instalar ou o problema vontará a manifestar-se.

A versão de 64 bits do Windows 7 e todas as versões do Windows 8 não apresentam este problema.

Até agora não existe qualquer informação por parte da Microsoft sobre uma forma de resolução ou quando o KB2823324 será substituído por uma versão sem problemas.

Até lá apenas podemos aconselhar que evitem fazer essa actualização.

Algum dos nossos leitores já encontrou o problema reportardo com o KB2823324?


Homepage: KB2823324

Exit mobile version