Quando o assunto é jogos, sempre se ouviu dizer que o Linux não é propriamente o melhor sistema. Tal afirmação é em parte verdade até porque as grandes marcas de gráficas nem sempre apostaram muito no Linux… mas a steam tem vindo a ajudar a mudar este cenário.
Recentemente, os responsáveis pelo site Phoronix, realizaram um comparativo interessante onde colocaram lado a lado o Windows 10 e o Ubuntu 16.04 e testaram as gráficas GeForce GTX 1070 e GTX 1080. Vamos conhecer os resultados.
O Windows 10 e o Ubuntu 16.04 são dois grandes sistemas operativos em destaque na actualidade, apesar do Windows 10 levar vantagem em vários aspectos. Para avaliar o rendimento/performance ao nível dos jogos, a equipa do site Phoronix colocou lado os dois sistemas para testar a última geração de gráficas da NVIDIA.
Além das gráficas, as máquinas tinham o seguinte hardware:
- Processador Intel Xeon E3-1280 v5 Skylake
- Motherboard MSI C236A
- SSD Samsung 950 PRO NVMe de 256 GB
- 16 GB de RAM DDR4 a 2.133 MHz
- Última versão dos drivers da NVIDIA
Resultados
No geral, a maioria dos jogos testados teve uma melhor performance no Windows 10. No entanto o sistema com Ubuntu 16.04 teve também alguns resultados interessantes como, por exemplo, com o jogo Metro Last Light Redux.
Além deste foram foram realizados testes com o Tom Raider, F1 2015, Dota 2, entre outros. Aqui ficam os resultados dos testes:
Tomb Raider com configurações de baixa qualidade de imagem em 4K
Como se pode ver, os resultados no Windows 10, tanto com a gráfica GeForce GTX 1070 como com a GTX 1080, são bastante superiores comparativamente aos conseguidos no Ubuntu 16.04.
Tomb Raider com qualidade ultra
Quando a qualidade foi aumentada (ultra), os resultados já não foram tão díspares, apesar do Windows 10 continuar a apresentar melhores resultados.
F1 2015
O F1 2015 é um jogo que foi lançado recentemente para Linux. Como se pode ver no gráfico, os resultados são melhores em Windows 10 do que no Ubuntu 16.04.
Dota 2 com API OpenGL
O Dota 2 foi também testado com OpenGL e Vulkan. Como se pode ver pelos resultados seguintes, usando OpenGL os resultados são bastantes semelhantes em ambos os sistemas… porém o Ubuntu leva alguma vantagem.
Dota 2 com API de renderização 3D Vulkan
No teste com a API de renderização 3D Vulkan os resultados são mais satisfatórios em Windows 10.
No site podemos encontrar outros comparativos que mostram claramente que Windows 10 (ou os drivers) garantem um melhor desempenho comparativamente ao Ubuntu 16.04. No mundo Linux há ainda muito trabalho pela frente, apesar de, nos últimos anos, a aposta dos fabricantes ter crescido. Ver outros resultados aqui.