Pplware

Windows 10: Como verificar a temperatura do seu CPU?

Com a chegada de dias de calor é normal que o nosso PC fique mais quente e o dissipador funcione mais vezes. No caso dos PCs, a temperatura do CPU é importantíssima para o bom desempenho do mesmo e para que não aconteçam BSOD ou outros sintomas.

Nesse sentido a temperatura deve ser monitorizada e hoje mostramos como fazer.


Existem várias formas de verificar a temperatura do seu CPU. Mas antes de avançarmos, é importante que saiba o que é uma temperatura “não recomendável”. Será que 30º é a temperatura ideal… ou a mesma pode chegar aos 70º?

Como em tudo, depende do CPU e das especificações do mesmo. Por exemplo, para um Core i5-6600K a temperatura ideal é entre os 42 a 52 °C. Já  para um Core i7-6700K a temperatura ideal deve estar dentro do intervalo 53 – 70 °C. Assim, é aconselhado verificar a ficha técnica do processador.

Como verificar a temperatura do seu CPU?

Para saber a temperatura do CPU da máquina, mais concretamente de cada um dos núcleos, pode usar-se uma pequena ferramenta como o SpeedFan. Esta ferramenta é gratuita e permite saber rapidamente a temperatura dos núcleos do CPU. Destaque ainda para o facto de ser possível controlar a velocidade das ventoinhas internas.

No separador Charts podemos visualizar a temperatura dos núcleos numa escala de tempo.

A alta temperatura é o pior inimigo dos componentes eletrónicos, quaisquer que sejam, levando ao seu deterioramento gradual. É um pouco como o envelhecer de um ser vivo mas, no caso eletrónico, se forem tomadas as devidas precauções, é possível durarem mais tempo do que aquele que nos serão úteis.

Se conhecer outras ferramentas deixe nos comentários. Caso tenha também algumas dúvidas sobre as temperaturas ideias dos processadores, deixe igualmente nos comentários.

Exit mobile version