Bug reduz em 10% a capacidade da bateria
A poucos dias do lançamento oficial da versão do Windows 10, a Microsoft ainda tem alguns problemas por resolver. Segundo alguns testes realizados com a última build, existe um bug que reduz a autonomia das baterias em cerca de 10%. O bug só é verificado em determinados equipamentos com chipset Intel.
A autonomia é um dos problemas que afecta a grande maioria dos dispositivos que requer uma bateria como fonte de energia. Apesar de ser um sistema “novo”, foi detectado um problema no Windows 10 que reduz a autonomia das baterias em cerca de 10%. Segundo as informações, este bug só afecta equipamentos com chipset Intel.
A Microsoft e a Intel estão já a trabalhar na resolução do problema. Segundo a Intel, depois de resolvido o bug, a autonomia com o Windows 10 será semelhante à do Windows 8.
Intel and Microsoft are working to optimize drivers for battery performance on Windows 10 across Intel platforms. While we are working on technical optimizations, we have seen very minor hits to battery life but even the upper end of what we have seen is below 10 percent. Do know that we expect battery life on Windows 10 systems to be nearly the same as on Windows 8.1 systems once the final Windows 10 drivers have been updated and released.
Sabe-se ainda que há outras empresas como a HP, Lenovo, Acer, Dell que estão já a optimizar o Windows 10 para o seu hardware.
E a Cortana também consome muita energia?
Alguns fabricantes têm vindo a alertar para o facto da Cortana influenciar negativamente também a autonomia das baterias. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre tal facto mas, ao que se sabe, a Cortana funciona em segundo plano e apenas necessita de alguns recursos quando o utilizador invoca a função “Hey Cortana”.
Pelos testes realizados com um PC com um Intel Core i5, o consumo de memória RAM deste processo é cerca de 1 MB e a utilização do CPU é quase nula. Quando a função “Hey Cortana” é activada, a utilização do CPU sobre para os 6%.