Pplware

Windows 10: Não use ferramentas de limpeza do registo

Considerado como o “coração” do Windows, o registo do sistema mantém várias informações fundamentais para o bom funcionamento entre o sistema e outras aplicações.  No entanto este é também o local onde existe mais “lixo” e daí existirem aplicações para limpar e optimizar.

Mas, com o lançamento do Windows 10, os optimizadores de registo deixam de fazer sentido!

São várias as aplicações “milagrosas” que prometem ajudar os utilizadores a ter um sistema sempre limpo e com a melhor performance possível. Depois de ter sido um assunto debatido no passado, devido ao caso CCleaner, a questão dos optimizadores do registo volta a ser debatida, em especial no reddit.

De facto, além do CCleaner, a Microsoft não aconselha qualquer software deste tipo isto porque pode introduzir erros irrecuperáveis no sistema:

Some products such as registry cleaning utilities suggest that the registry needs regular maintenance or cleaning. However, serious issues can occur when you modify the registry incorrectly using these types of utilities. These issues might require users to reinstall the operating system due to instability. Microsoft cannot guarantee that these problems can be solved without a reinstallation of the Operating System as the extent of the changes made by registry cleaning utilities varies from application to application

Não se sabe ainda ao certo quais as alterações introduzidas pela Microsoft no Windows 10 ao nível do registo. No entanto, a decisão final de usar ou não optimizadores no Windows 10 cabe ao utilizador.

Usa alguém optimizador de registo no Windows 10? Se sim, qual?

Exit mobile version