Com o Windows 10 on ARM, a Microsoft espera conseguir criar dispositivos de baixo custo que ofereçam um desempenho suficiente para as tarefas do dia a dia com uma boa autonomia.
Após serem lançadas as primeiras soluções em PCs, um programador conseguiu colocar este sistema operativo a funcionar num Lumia 950.
A Microsoft tem tentado adaptar o seu sistema operativo para funcionar nos SoC ARM. Embora o desempenho destes processadores ainda não se assemelhe aos principais processadores da gama i da Intel, a verdade é que já conseguem lidar com a maior parte das tarefas do dia a dia, com a vantagem de possuírem uma autonomia muito superior.
Após algum tempo de desenvolvimento, os primeiros equipamentos com este sistema começaram a sair em dezembro, seguindo em linha com os prazos divulgados. No entanto, ao contrário do que era esperado, este sistema acaba por trazer mais limitações do que tinha sido divulgado, assemelhando-se ao Windows 10S ou fazendo lembrar as versões RT.
Embora a lista de dispositivos que suportam este sistema ainda seja limitada e muito centrada nos computadores, um programador conseguiu colocar o Windows 10 on ARM a funcionar num Lumia 950.
Vídeo mostra Lumia 950 a correr Windows 10 on ARM
Partilhado pelo utilizador Hikari_Calyx no Twitter, um utilizador não identificado conseguiu correr o Windows 10 on ARM num Lumia 950 (RX-130 MSM8994) em 64 bits.
Embora nem todos tenham ficados convencidos inicialmente que isto seria verdade, um vídeo disponibilizado veio mostrar que o projeto era real e que este processo era mesmo possível.
RX-130 MSM8994 with Windows 10 ARM64. Unfortunately, that member isn't willing to release the UEFI. At least someone can't construct the road to Surface Phone any longer. pic.twitter.com/PZNVXEgiMQ
— Hikari Calyx (@Hikari_Calyx) February 25, 2018
Infelizmente, o programador recusou partilhar o UEFI que permite a outros utilizadores seguirem o mesmo processo. Segundo Hikari_Calyx, o programador desconhecido apenas tornou real o processo para mostrar as potencialidades deste antigo topo de gama da Microsoft.
Embora tenham sido descontinuados, muitos utilizadores defendem que o potencial dos smartphones da Microsoft nunca foi totalmente aproveitado. Este é um claro exemplo dessa teoria, depois de um utilizador ter pegado num Lumia 950 e o ter tornado num autêntico Surface Phone.