Um dos maiores problemas que afeta o WhatsApp é a rápida propagação de mensagens falsas e de Fake News. Basta um utilizador receber uma destas mensagens que em poucos minutos esta está propagada por todos os seus contactos.
Se na maioria dos países este pode não ser um grande problema, noutros tem provocado situações graves e até mortes. Para impedir esta situação o WhatsApp vai alterar as regras e a sua app para limitar estes encaminhamentos.
Há já algum tempo que a equipa de programadores do WhatsApp tem procurado melhorar o encaminhamento de mensagens. Para além de mostrar que essas mensagens foram encaminhadas, tem também uma filtragem ativa de links recebidos.
Há uma novidade que vai entrar em testes, também associada ao encaminhamento de mensagens, e que vai limitar o número de mensagens que os utilizadores vão poder reencaminhar para os seus contactos.
Se agora não existe qualquer limite no reenvio destas mensagens, muito em breve os utilizadores vão passar a estar limitados a apenas 20 dos seus contactos, sendo assim controlado o número de mensagens falsas enviadas.
Os planos do WhatsApp vão mais longe e, no caso da Índia, este número será ainda mais baixo, ficando limitado a 5 contactos. Também aqui vai desaparecer o botão para reencaminhar imagens e vídeos.
O caso da Índia tem sido um bom exemplo, pela negativa. Neste país já se verificaram mortes pela partilha exagerada de mensagens falsas e que incriminavam pessoas. Com estes limites o WhatsApp espera conseguir controlar estes movimentos anormais.
Para o WhatsApp este é um testes que irá decidir se o limite de reencaminhamentos vai avançar para todos os utilizadores. A monitorização será constante e, caso se descubram problemas, será interrompido.