O protocolo Bitorrent é sem dúvida um dos mais populares no segmento dos torrents mas, quando se fala em streaming este protocolo perde predominância. Feross Aboukhadijeh, da Stanford University disponibilizou recentemente o WebTorrent que já despertou inclusive o interesse da Netflix.
Vamos saber como funciona!
Mas afinal o que é o Webtorrent?
Na prática o Webtorrent é um cliente BitTorrent para a Web. Em vez de ser usado com um cliente standalone, o Webtorrent permite que os utilizadores partilhem de imediato os conteúdos, sem a necessidade de instalar ou configurar qualquer aplicação. Este cliente Web é totalmente escrito em JavaScript e usa o protocolo WebRTC para garantir o transporte de dados fiável peer-to-peer.
WebTorrent is the first torrent client built for the web. It’s written completely in JavaScript – the language of the web – and uses WebRTC for true peer-to-peer transport. No browser plugin, extension, or installation is required
Sendo um cliente que funciona através da Web, os utilizadores podem facilmente embeber o código numa webpage. Ver aqui os procedimentos. Ao arrastar o conteúdo a partilhar para a página é de imediato criado o torrent.
Para quem pretender experimentar já o Webtorrent pode fazê-lo através do site instant.io. Basicamente o utilizador só tem de arrastar para a página o conteúdo que pretende partilhar e passar o link, Magnet URI ou .torrent a quem o pretender descarregar.
De salientar ainda que o torrent que é criado pelo “serviço” pode ser usado em qualquer cliente bitorrent tradicional (ex. utorrent). Melhor que ler sobre o Webtorrent é experimentá-lo pois certamente vão ficar surpreendidos tal como nós.