Os problemas de bateria nos dispositivos móveis da Apple têm sido recorrentes. Nos últimos tempos e nas últimas versões do iOS a capacidade de bateria destes dispositivos tem sofrido de problemas recorrentes e vist a sua vida útil reduzida.
A última vez que este problema ocorreu muitos utilizadores se queixaram de forma veemente e exigiram uma resposta pronta da Apple. A solução acabou por surgir numa actualização do iOS e o problema ficou saneado.
Mas com a chegada do iOS 6.1 o problema parece ter voltado e desta vez com um impacto bem maior do que da vez anterior.
As queixas de problemas de consumo anormal de bateria nos dispositivos Apple começaram a surgir nos primeiros dias após a disponibilização do iOS 6.1 por parte da Apple.
Essas queixas surgiram nos forúms de suporte da Apple e davam conta de problemas com o tempo de duração da bateria dos dispositivos, sem que tenham existido alterações de utilização. Essas queixas podem ser facilmente encontradas nesses fóruns.
Ainda não existe qualquer solução para este problema por parte da Apple e nem uma qualquer posição oficial por parte da empresa de Copertino. Este é um problema que afecta utilizadores de forma mais ou menos aleatória e não está presente em todos os dispositivos.
Alguns primeiros despistes deste problema revelam que o problema poderá estar num problema de ligação a servidores Exchange, que mantêm a ligação em loop. Pelo que foi descrito este problema está apenas associado a dispositivos que têm configuradas contas Exchange.
Se até sexta feira este era um problema restrito à duração da bateria e aos fóruns da Apple e a outros mais especializados, o problema generalizou-se e foi reportado possivelmente mais um problema.
A Vodafone UK começou a enviar SMS’s para os seus utilizadores dos iPhone 4S a dar informação que estes não deveriam realizar a actualização para o iOS 6.1 pois tinham sido detectados problemas com o 3G.
Segundo a operadora o problema com o 3G pode impedir os utilizadores de conseguirem fazer e receber chamadas ou aceder à Internet nos seus dispositivos.
Some customers may occasionally experience difficulty in connecting to the network to make or receive calls or texts or to connect to the Internet. Apple is working on a solution to their software issue. These connection problems are intermittent.
While Apple’s investigations continue, we would recommend that anyone who has not yet installed iOS 6.1 on their iPhone 4s should delay doing so until Apple has confirmed that their problem has been fixed.
Esta informação foi também disponibilizada nos fóruns de suporte da Vodafone, onde podem também ser encontrada informação adicional.
Durante a passada semana foi disponibilizada para testes uma actualização do iOS, a 6.1.1 beta, que provavelmente irá tratar destes problemas agora identificados. Resta esperarmos e vermos se ambos os problemas são solucionados.
Estes problemas com o iOS começam a ser demasiado recorrentes nas novas versões e em alguns casos as suas soluções e as soluções podem tardar a surgir. A Apple estará a tratar de resolver estes problemas e a nova actualização do iOS deve estar a surgir muito em breve. Esperemos que solucione os problemas detectados e que não traga novos!