É já no próximo dia 12 e 13 de maio que o Papa Francisco estará de visita a Fátima. Como sempre, em cenários deste tipo, a segurança é máxima mas este ano há um conjunto de medidas adicionais que impedem que os drones sobrevoem o espaço do santuário.
Para limitar a ação das pequenas aeronaves, a polícia portuguesa adquiriu alguns equipamentos capazes de bloquear a sua ação.
A notícia foi avançada pelo JN, que revela que as autoridades portugueses alugaram um conjunto de material para “caçar” drones. O objetivo é obviamente garantir a máxima segurança do sumo pontífice e para isso o equipamento que vai ser instalado irá interferir nas comunicações de drones não autorizados.
Uma vez que este tipo de equipamento de bloqueio de frequências pode chegar a custar mais de um milhão de euros, as autoridades portuguesas irão optar por alugá-lo.
Além dos drones haverá também tecnologia para limitar as comunicações de smartphones. No santuário estarão também instaladas estações de satélite móveis para garantir a comunicação com a Proteção Civil.