O futuro está claramente a “obrigar” a mudanças drásticas no paradigma dos transportes. Isto porque vislumbramos as estradas em breves anos cheias de carros eléctricos, os transportes públicos movidos igualmente a energia eléctrica não poluente e, acima de tudo, a uma nova geração de veículos inteligentes totalmente autónomos a circular pelas estradas deste mundo.
Agora vamos imaginar um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas. A Bosch chamou-lhe “VisionX” e levanta o véu de como serão os camiões em 2026.
Condutor que é mais o gestor da carga
O futuro quer os condutores com maior foco na logística e menos tempo despendido na condução. Com isso, o transporte será mais optimizado poupando nos custos. Além disso, os camiões serão mais seguros e também terão um papel importante na redução do custo do transporte, isto porque serão mais eficientes.
Com os camiões ligados à Internet, o condutor teria um papel primordial no que toca à tarefas-chave do envio de carregamentos, incluindo a verificação do status do transporte através da cloud, responder a e-mails, organizar rotas e ajustá-las para incluir carga adicional.
No futuro os camionistas vão deixar de ser apenas condutores e vão passar a ter um papel importante como gestores de logística.”
Refere o Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Automatizado, ligado e eléctrico: A visão da Bosch para o ano 2026.
Multitasking ao volante
A Bosch irá apresentar pela primeira vez no 66º IAA o seu estudo “VisionX”. A empresa vai divulgar o estudo para demonstrar o que os veículos comerciais serão capazes de fazer em apenas alguns anos. Totalmente conectado e, em alguns casos, oferecendo condução autónoma, serão movidos a diesel altamente eficiente ou mesmo a eletricidade, como a situação exigir. “O camião do futuro será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas”, diz Heyn.
Conectividade inteligente e automação irão permitir andar nas autoestradas sem a intervenção do condutor. Isto vai dar aos condutores tempo para executarem outras tarefas como o planeamento de rotas, processamento de documentos de envio ou simplesmente fazer uma pausa.
Aumentar a eficiência através da tecnologia híbrida e convoying
Aumentar a eficiência ainda mais continuará a ser um grande foco no futuro. É por isso que o estudo Bosch “VisionX” leva o motor a diesel – que é particularmente económico no mundo dos transportes pesados de mercadorias – e o combina com motores elétricos para sistemas auxiliares, como a bomba hidráulica.
Os camiões do futuro irão beneficiar não só desta tecnologia híbrida, mas também das vantagens de convoying, que incluem a melhoria da segurança graças à travagem coordenada, aceleração e direção, bem como uma vantagem económica significativa.
Num convoy, podem-se combinar os ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento de eficiência que é tão crucial para o setor de veículos comerciais”,
A corrente de condução permite economia de combustível de até 10 por cento. Isso é um argumento forte na indústria de veículos comerciais.
Conclui Heyn.
A inovação está também nos detalhes
Embora o consumo de combustível de um camião desempenhe um papel fundamental no custo total, outros factores também desempenham um papel importante, como as perdas sofridas quando os camiões ficam inactivos.
O Bosch “VisionX” demonstra o espaço que existe para optimizar esta situação no futuro. Por exemplo, a manutenção que é previsível pode monitorizar a condição técnica de um camião em tempo real e informar de cargas de qualquer trabalho de manutenção ou reparos que devem ser realizados. Esta é a melhor maneira de planear pausas na programação de um camião, mantendo, assim, o tempo de inactividade no mínimo e aumentando ainda mais a eficiência dos transportes.
Olhando para o futuro
Um número de fabricantes irão mostrar no IAA como será conduzir o camião do futuro. Mas a Bosch, com o seu estudo ” VisionX”, está deliberadamente um passo à frente. Os visitantes do stand da Bosch (Pavilhão 17, Stand B 12) podem sentar-se ao volante e assistir a um filme de animação altamente realista que lhes irá permite experimentar o futuro desta condução em primeira mão.