Provavelmente poucos de vós conhecem o termo Virtual Wifi, mas é um projecto que existe na Microsoft há alguns anos e que pretendia de uma forma fácil (recorrendo a software) virtualizar interfaces de rede sem fios.
Já foi falado há alguns anos aqui no Pplware neste artigo, mas era apenas e só uma ideia a crescer e a ser desenvolvida. Iniciada em 2002 e colocada em hibernação em 2006.
E eis que para espanto de muitos esta ideia foi introduzida no Windows 7.
Uma analogia, pouco conseguida eventualmente mas que ilustra esta ideia, é a da virtualização de sistemas operativos num sistema operativo base. Temos um controlador de sistema (o sistema operativo base) que gere e afecta recursos para os seus “filhos” (os sistemas operativos virtualizados) sendo que são estes que prestam os serviços.
A ideia por detrás deste conceito tem como objectivo permitir que estejamos ligados a várias redes sem fios usando apenas uma placa, ou permitir-nos que possamos tornar-nos parte de uma mesh wireless, ao mesmo tempo que também nós acedemos à rede, pois podemos tornar a nossa placa como um acess point.
Uma rede mesh, para quem não sabe é um conjunto de acess points com um comportamento particular, que para além de fornecerem acesso à rede aos utilizadores ainda servem de repetidores e de gateway para os acess points próximos, permitindo esta forma estender a dimensão de uma rede wireless sem ter de se preocupar com cablagens. Podem ler mais informações sobre redes wireless mesh na wiki
O processo de virtualização das interfaces wireless vituais é feito recorrendo a uma camada de software que faz a ligação entre o hardware e as ligações virtuais, permitindo que cada uma tenha acesso ao seu slot de utilização de hardware.
Tudo não passava de uma ideia que esteve a ser desenvolvida na Microsoft e que parou no tempo. Até que alguém resolveu dar-lhe vida e torna-la parte integrante do Windows 7.
Neste momento ainda não é possível ver nada em concreto no 7, mas de futuro (e num futuro bem próximo) vai ser possível ter acesso a ela. Estará tudo tratado do lado do Windows 7, o problema é apenas a falta de drivers que suportem esta nova funcionalidade.
E de que modo a Microsoft torna esta ideia acessível? Simples, torna obrigatório que os fabricantes de hardware forneçam drivers compatíveis de forma a poderem ter os seus drivers certificados e assinados pela Microsoft.
Pelo que foi para já avançado apenas será disponibilizado para já uma interface virtual, mas é um bom começo para que as redes sem fios possam começar a ter novas funcionalidades e novas capacidades.