A Via Verde é o sistema de portagens electrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. Criado pela Brisa na década de 1990, a Via Verde assenta em tecnologia baseada em radiofrequência sendo que a ideia de ter uma antena e um identificador foi totalmente inovadora na altura.
Mas o sistema de Via Verde vai brevemente ser alargado a outros tipos de transportes.
Com mais de de 3,4 milhões de identificadores (valores de 2014), a via verde (empresa controlada pela Brisa) anunciou recentemente que o sistema vai chegar já em 2016 aos transportes públicos, táxis e até mesmo em serviços de “carsharing”.
Andamos a trabalhar muito para estendermos a Via Verde a todos os modos de transporte… Deixamos de estar focados no automóvel e acompanhamos as pessoas nas suas deslocações.
Luís d’Eça Pinheiro – Director de Marketing da Brisa
Entretanto a empresa anunciou também um programa de “Viagens e Vantagens” com a oferta de descontos em portagens, combustíveis, inspeções, seguros, etc. Os descontos podem rondar os 15% a 20%.
A Via Verde disponibiliza também uma app para Android e iOS que permite localizar os parques postos de abastecimento equipados com o serviço de pagamento Via Verde e disponibiliza também uma calculadora de portagens e percursos que reúne todas as concessionárias de auto-estradas e pontes com portagem. Mas as funcionalidades não se ficam por aqui – saber mais.