A tendência atual do mercado está em criar smartphones cada vez mais completos e com um preço associado também elevado. As principais marcas seguiram esta linha e os consumidores acompanharam, com as vendas a serem elevadas.
Uma análise recente mostrou que a Apple é a marca que controla esta nova área de mercado, com as suas vendas dos modelos mais caros a estarem perto dos 90%.
Os números agora apresentados mostram que, até final do segundo trimestre, a Apple domina o segmento de topo do mercado dos smartphones. Estes equipamentos, com um preço elevado, estão no topo das vendas de muitas marcas.
De acordo com os dados da Counterpoint Research, a Apple domina este mercado com 88% das vendas nos smartphones acima dos 800 dólares. A empresa tem também o domínio nos smartphones acima dos 600 dólares, aqui com um valor de 44%.
Na gama dos 400 dólares, a Apple também está no topo, mas aqui tem de o dividir com a OPPO, ambas com 22% desta categoria.
De forma global, e atendendo a estas três categorias, a Apple consegue ter uma posição de mercado de 43%. A marca é seguida pela Samsung com 24%, a OPPO com 10%, a Huawei com 9%, a Xiaomi com 3% e a OnePlus com 2%. O mercado dos smartphones premium conquista já cerca de 20% de todo o mercado dos smartphones.
A posição da Samsung foi também avaliada. A marca coreana abrandou no último trimestre, em especial na categoria dos 600 aos 800 dólares. É claro que a Samsung vende muitos mais smartphones que a Apple, mas o relatório destaca que estas vendas se focam no segmento abaixo dos 400 dólares.
Mesmo sendo uma categoria onde poucos conseguem estar presentes, as vendas não parecem abrandar e cada vez mais interessam aos consumidores. Os preços não param de subir, mas também as vendas não parecem abrandar, o que mantém esta área interessante para as marcas.