A Yahoo, que em tempos foi uma das gigantes da Internet, tem estado a atravessar momentos menos bons. Uma das soluções possíveis para resolver os problemas que tem passa pela sua venda.
Mas do que se sabe agora, em caso de venda da Yahoo, é a Mozilla quem mais poderá ganhar. Serão mais de mil milhões de dólares!
A venda da Yahoo é quase uma certeza no futuro próximo. Esta é a forma encontrada por Marissa Mayer, para resolver os problemas que a empresa que gere tem. Mas do que se sabe, descoberto pelo site ReCode, há uma cláusula que poderá dar à Mozilla mais de mil milhões de dólares, em caso de venda da Yahoo.
A Mozilla tem parcerias estabelecidas com a Yahoo, sendo a principal delas a presença no Firefox do Yahoo com motor de pesquisa principal. Este exclusivo foi alvo de um acordo de 2014, onde a Google acabou por ser preterida. Não tendo o poderio monetário da gigante das pesquisas, a Yahoo acabou por ter de encontrar outras formas de dar garantias à Mozilla e esta cláusula foi uma delas.
Serão 375 milhões dólares anuais que a Mozilla receberá durante 3 anos, caso resolva accionar esta cláusula que tem no contrato estabelecido com a Yahoo.
A posição da Mozilla
Sendo estes acordos a principal fonte de rendimento da Mozilla, a empresa garante assim o controlo sobre os seus parceiros e o que estes fazem. A sua posição é de inflexibilidade e de cumprimento dos acordos estabelecidos.
Each of our search partnerships is the result of a competitive process reflective of the value that Firefox brings to the ecosystem. The Yahoo relationship is no different.
Não há, no entanto, qualquer garantia de que a Mozilla possa activar a cláusula definida. Isso dependerá de quem comprar a Yahoo e dos planos que tiver para a empresa. É certo que se a ideia for terminar o motor de pesquisa, querendo apenas as patentes, a Mozilla irá tentar recuperar as verbas devidas.
Com o seu rendimento a depender, quase na sua totalidade, destes acordos com os motores de pesquisa, a Mozilla tem de fazer uma gestão criteriosa destes contratos. Esta cláusula foi uma das formas encontradas pela Yahoo para conseguir a exclusividade no Firefox, conseguindo assim bater os 300 milhões de dólares anuais da Google.
Mas esta posição pode também ser desfavorável para a Yahoo pois quem a comprar terá de assumir esta despesa, ficando assim uma compra cara demais.