Lenovo bate recorde no segmento dos Desktops
O ano de 2014 é, para muitos, o ano do fim dos desktops. A Intel e a AMD anunciaram recentemente que o Android vai ser uma aposta para o mundo dos Desktops (reinventar o PC/PCs híbridos?), não sendo esta certamente uma boa noticia para a gigante Microsoft que durante anos tem dominado este mercado.
2013 foi um ano de surpresas para algumas empresas da tecnologias e é com alguma ansiedade que se esperam os resultados do último trimestre (Q4 2013).
Tendo em conta os dados divulgados recentemente pela IDC relativos ao volume de vendas de PCs no último trimestre, destaca-se a Lenovo que cresceu cerca de 9% e a Apple que perdeu cerca de 6% relativamente a igual período de 2012.
O último trimestre de 2013 registou um total de vendas na ordem dos 82.2 milhões de equipamentos segundo a International Data Corporation (IDC). Tais valores confirmam que o segmento dos PC’s está em dificuldade pois, tendo em conta os resultados de 2012 para igual período, verifica-se que há um declínio de -10%.
Apesar da quebra de vendas, os resultados do ultimo trimestre mostram que a Lenovo obteve um crescimento de 9%, comparativamente a 2012 (segundo dados, a Lenovo vendeu 54 milhões de PC’s em 2013). Por outro lado os relutados da HP, Acer e Asus não foram os melhores, tendo a HP perdido 8.5%,a Acer 21.4% e a Asus 11.1%.
No que se refere ao mercado dos Estados Unidos, há a destacar, pela negativa, a quebra da HP em cerca de 12% e da Apple em 6%.
Qual a vossa opinião relativamente aos resultados apresentados? Para quando o fim dos Desktops?