Pplware

Vêm aí os smartphones com 4GB de RAM

Depois dos processadores a 64 bits…em 2014 teremos smartphones com 4GB de RAM

Aos poucos e poucos os dispositivos móveis começam a aproximar-se do poder computacional dos PCs tradicionais. Num período em que muitos afirmam ser o fim dos Desktops, a Samsung vem dar razão a tal cenário e afirma que já em 2014 estarão disponíveis os primeiros dispositivos com …4GB de RAM, uma marca extraordinária para equipamentos tão pequenos.

A Samsung surpreendeu o mundo da tecnologia, em especial o segmento dos dispositivos móveis, depois de anunciar no passado que o Galaxy Note 3 iria ter 3 GB de RAM. Recentemente a empresa coreana deu a conhecer o primeiro chip de memória DDR4 de 8Gb (ou seja, 1 GB de RAM) que permitirá elevar a fasquia para os 4GB de RAM nos dispositivos móveis (talvez o Samsung Galaxy S5 seja o primeiro equipamento a vir com 4GB de RAM).

Young-Hyun Jun, vice-presidente executivo da Samsung referiu que esta nova geração de chips (LPDDR4 DRAM) contribuirá para crescimento rápido do mercado das memórias.

This next-generation LPDDR4 DRAM will contribute significantly to faster growth of the global mobile DRAM market, which will soon comprise the largest share of the entire DRAM market. We will continue introducing the most advanced mobile DRAM one step ahead of the rest of the industry so that global OEMs can launch innovative mobile devices with exceptional user convenience in the timeliest manner

A esta altura muitos leitores questionar-se-ão: “

Neste momento é mesmo importante ter 4GB num dispositivo móvel?”

Bem, com o Android Kitkat a precisar de 512 MB de RAM para correr confortavelmente, certamente que os 4GB não serão neste momento fundamentais numa máquina para que esta funcione correctamente e que tenha um desempenho fora do vulgar. No entanto, (tal como a Apple fez com o processador a 64 bits) este é o caminho a seguir, que abrirá portas a novos desafios da computação.

Além de um melhor desempenho, este novo chip LPDDR4 tem outras características muito interessantes das quais se destacam o consumo energético (cerca de 40% menos do que as tecnologias actuais) e garante também uma largura de banda superior (+/-50%), o que permite uma taxa de comunicação de dados na ordem dos 3200 Mbps.

Será este um grande trunfo da Samsung para 2014? O que virá depois dos processadores a 64 bits e 4 GB de RAM?

Via | bubusinesswire.com

Exit mobile version