Os encarregados de educação dos alunos de Valência vão passar a receber informações relativas às notas e faltas de assistência dos seus educandos através do telemóvel, no âmbito do Programa de Inovação Tecnológica para a Administração de Centros e Alunos, da Secretaria da Educação.
O supercomputador ITACA será o responsável por ligar os colégios e institutos de ensino às famílias, permitindo que, através destes envios, os pais comprovem, em tempo real, a evolução académica dos seus filhos.
Este mês a iniciativa entrará em vigor em 97 por cento dos estabelecimentos de ensino, possibilitando também que os encarregados de educação acedam aos dados sobre os atrasos dos filhos, bem como ao calendário de exames e das actividades extracurriculares e recebam SMS dos professores.
A adesão ao sistema é voluntária e, para o fazer, os pais apenas têm que se inscrever na página Web da Secretaria da Educação, após o que passarão a receber as notificações por telemóvel ou por e-mail, se preferirem.
O projecto inicia-se em fase piloto, abrangendo cerca de uma centena de estabelecimentos e mais de 35 mil alunos, estando já prevista a sua expansão a todo o ensino primário e, em 2009/10, ao ensino secundário. iGov Central