Com a entrada do mês de setembro, entram também novas regras em várias áreas. Ao nível dos aeroportos, a partir de hoje há também novas regras que afetam o que pode levar na bagagem de mão. Saiba tudo!
Como sabemos, desde o 11 de setembro que as regras de segurança mudaram nos aeroportos em todo o mundo. As regras são mais limitativas, especialmente ao transporte de líquidos, e até dentro dos aviões passaram a existir outros procedimentos.
Bagagem de mão: apenas podem entrar líquidos em frascos até 100ml
A regra dos 100ml volta a ser uma imposição da Comissão Europeia. De referir que esta regra foi implementada em 2006 e o objetivo é limitar a entrada de líquidos em frascos que ultrapassem os 100ml, limitado assim a possível entrada de explosivos líquidos nos aviões. Todos os líquidos têm de ser colocados num saco transparente.
A partir de hoje os recipientes só poderão ter no máximo 100ml, totalizando no máximo um litro quando somados. Mas há mais…
Relativamente às dimensões da bagagem de mão, não existe ainda uma regra fixa nem há ainda legislação. No entanto, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) recomenda que:
- Uma mala de cabine só poder ter o peso máximo de 10 kg;
- Dimensões de até 55 cm x 40 cm x 20 cm;
- Um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente, com dimensões de até 40 cm x 30 cm x 15 cm.
Antes de viajar, consulte a página oficial da companhia aérea para saber quais as regras definidas.