Apesar das várias acções de sensibilização ao nível da segurança rodoviária, a verdade é que continuam a existir muitos acidentes nas estradas portuguesas.
Com o objectivo de prestar uma melhor e mais rápida assistência aos sinistrados, o novo Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária propõe a instalação de dispositivos e-call nas viaturas, a obrigatoriedade do uso de capacete a quem se desloca de bicicleta e a existência de cursos de primeiros-socorros no ensino secundário e nas aulas de condução.
O plano pretende reduzir a mortalidade e feridos graves, através de uma melhor gestão da segurança rodoviária. pretende também mais acções junto dos utilizadores, uma política de segurança para veículos e infraestruturas. Além de todos estes objectivos, o plano ainda propões como meta uma melhor assistência às vítimas.
Estes e outros pontos fundamentais do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária podem ser consultados publicamente até dia 8, segundo revela o jornal Público.
O PENSE2020 propõe igualmente o estudo da introdução de dispositivos inibidores de condução, também conhecidos como alcohol locks, que obrigam o condutor a medir a taxa de álcool no sangue antes de iniciar a marcha. Se o resultado for superior ao admitido por lei (em Portugal, uma taxa igual ou superior 0,5 gr/l), o mecanismo bloqueia o carro, impedindo o condutor de iniciar a viagem.
Este tipo de instrumentos já é aplicado em alguns países, como a Suécia, em programas de reinserção de condutores apanhados a conduzir com álcool e em determinados tipos de transportes, revela o jornal.
O documento propõe também a instalação do novo sistema e-Call nos carros. Este sistema permite, sempre que for detectado um acidente, contactar de imediato a central de emergência. Este sistema já está em funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.