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Vacinação: ANACOM atribuiu número 2424 à SPMS

O plano de vacinação da COVID-19 está a decorrer em Portugal, apesar de hoje se ter demitido o coordenador da “Task Force”. Como sabemos, apesar de existir um plano definido, todo o processo não está a correr pelo melhor, tendo havido muita gente que já tomou indevidamente a vacina.

Críticas à parte, hoje a ANACOM atribui o número 2424 para envio de SMS à população no âmbito da vacinação COVID-19.


2424 passa a ser exclusivo para agendar vacina para a COVID-19

A ANACOM atribuiu o direito de utilização do número curto 2424 à SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para ser utilizado exclusivamente para o envio de mensagens curtas (SMS) à população no âmbito da execução do plano nacional de vacinação contra a COVID-19, incluindo o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período.

De acordo com a informação da Autoridade Nacional das Comunicações, esta atribuição é feita a título excecional e durante a execução do plano de vacinação nacional contra a COVID-19, considerando a sua patente e notória relevância para o interesse público no combate à pandemia que assola o país, e o facto de se tratar de um número que se destina apenas ao envio/receção de mensagens curtas (SMS).

A SPMS deve garantir a implementação do serviço de modo que o mesmo seja acedido por todos os cidadãos, sempre da mesma forma, em todas as redes (móveis) nacionais, independentemente da rede em que a comunicação é originada, a qual é gratuita para o utilizador final. A opção da SPMS pelo número 2424 decorre de considerar que este número em concreto permite que os utentes possam, com confiança, identificar a origem da informação enviada, dada a familiaridade com o n.º da linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Tal como referimos recentemente, a SMS para agendamento da vacina é enviada para o número de telemóvel que está registado no sistema, com a informação da data e local do agendamento da vacinação, pedindo que a pessoa que recebeu responda simplesmente SIM ou NÃO. Quando a pessoa responde que SIM, o agendamento fica confirmado. Se responder NÃO ou não responder no prazo, irá receber uma nova SMS com uma nova proposta de data, à qual deverá responder SIM ou NÃO

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