Os utilizadores do Mac têm estado nas últimas semanas mais apreensivos, face aos ataques do trojan Flashback e afins. Como foi amplamente reportado, este malware foi criado para penetrar na defesa do Mac OS X e ludibriar o utilizador. Foi reportado pelas várias agencias de segurança que estariam 600 mil Macs infectados e a Apple respondeu com uma actualização da infraestrutura java.
Mas, embora o número esteja a descer, existem ainda muitos utilizadores infectados.
A Norton disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para prevenir ou remover o trojan Flashback dos sistemas Macintosh. Até dia 12 de Abril, dados da Norton mostram que mais de 270 mil utilizadores de Mac estavam infectados com o trojan Flashback, chegando a dada altura afectado 600 mil pessoas. Embora o número de infectados continue a descer, ainda há muitos utilizadores que não tomaram as devidas precauções para se protegerem, utilizando uma ferramenta de rastreio e remoção. Para responder a este problema, a Norton e a Apple disponibilizam as suas ferramentas para acabar com esta ameaça.
“O trojan Flashback é um aviso para todas as pessoas que estão online – independentemente da plataforma ou dispositivo que estão a utilizar,” avançou Marian Merritt, Conselheira de Segurança da Norton. “Nenhum sistema operativo é imune a ataques de malware. Seja num PC, Mac, tablet ou smartphone os utilizadores têm que ter todas as precauções de segurança.”.
Ao longo dos anos, a plataforma Apple tem tido uma reputação de ser segura contra ameaças de segurança. Contudo, as notícias do trojan Flashback colocaram os utilizadores de Mac em alerta máximo. Este malware apresenta-se como um comum plug-in para browsers e é capaz de roubar senhas e informação pessoal.