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Um novo sistema Hyperloop irá ligar cidades europeias até 2021

Elon Musk ficará na história como um impulsionador das grandes mudanças no conceito de transporte. Os veículos Tesla, a SpaceX e o projeto Hyperloop marcam os nossos dias e marcarão a história para sempre.

O Hyperloop é o meio de transporte idealizado pelo visionário sul-africano para servir o mundo num futuro próximo. O Hyperloop foi proposto pela primeira vez em 2013 e a sua finalidade é transportar “vagões” de pessoas dentro ou através de um tubo a velocidades na ordem dos 700 mph (1.126 km/h). Tudo isto recorrendo a mecanismos de levitação alimentadas por eletricidade e magnetismo.


A competição SpaceX Hyperloop

Em janeiro de 2017, a SpaceX propôs a 27 equipas de todo o mundo uma competição, a SpaceX Hyperloop. O objetivo da competição foi acelerar o desenvolvimento de protótipos funcionais e incentivar a inovação, desafiando as equipas a desenhar e a construir a melhor e mais rápida cápsula.

As equipas que concorreram já têm alguns resultados, submeteram os projetos a testes e há já uma equipa que conseguiu a maior velocidade no percurso. A vencedora da 1ª edição foi a HARDT, uma startup holandesa.

Vídeo da competição:

A vencedora, a startup Hardt Global Mobility, apresentou esta passada quinta-feira, dia 1 de junho, um local de testes que será usado para ajudar a desenvolver o sistema de transporte futurista de alta velocidade. É um primeiro passo para o desenvolvimento do sistema na Holanda, um dos principais centros de transporte europeu.

“O nosso objetivo é deixar que [o sistema] esteja disponível para o viajante diário”, disse Tim Houter, CEO da Hardt Global Mobility, que está a trabalhar no projeto com a empresa de construção civil BAM. O CEO da empresa descreveu o conceito como “uma espécie de sistema de transporte on-demand e de alta velocidade para todos”.

Este será um início das instalações do Hyperloop, na Holanda, que tem a ambição de ligar a Europa até 2021

A nova instalação de teste, um tubo de 30 metros de comprimento e 3,2 metros de diâmetro, está localizado na Universidade Técnica de Delft. A equipa quererá ainda criar um novo centro de teste de alta velocidade mais longo para testar as curvas e a mudança de “pista”. Hardt afirma ainda que pretende iniciar a construção de uma rota Hyperloop entre Amesterdão e Paris nos próximos quatro anos.

A ministra holandesa da Infra-estrutura e do Meio Ambiente, Melanie Schultz van Haegen, disse que um sistema Hyperloop poderia ajudar a consolidar a posição dos Países Baixos como uma porta de entrada para a Europa ao transportar mercadorias através do porto de Roterdão.

O projeto está agora a atingir novas possíveis finalidades, não só contemplando os passageiros e os veículos mas também as mercadorias.

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