Na noite passada o popular serviço de transporte Uber expôs acidentalmente vários dados pessoais de centenas de motoristas da empresa. A empresa já confirmou, em comunicado, o erro e revelou que foram divulgados dados de 674 motoristas.
Segundo revela o de Verge, no total foram 674 motoristas os afectados pela falha da Uber. O problema parece ter estado na nova app para “driver-partners”, a “Uber partner”, que expôs o número de licença dos motoristas, nome, dados sobre o veículo, fotografias, etc.
O alerta da fuga de dados começou a ser inicialmente divulgado no Reddit e em outros forums.
Responsáveis pela Uber já vieram a público referir que se tratou de um bug do software e não um ataque e que a falha foi resolvida em apenas 30 minutos.
We were notified about a bug impacting a fraction of our US drivers earlier this afternoon. Within 30 minutes our security team had fixed the issue. We’d like to thank the driver who drew it to our attention and apologize to those drivers whose information may have been affected. Their security is incredibly important to Uber and we will follow up with them directly
Responsável da Uber
Ainda não se sabe se esta informação terá caído ou não em mãos de pessoas desonestas, no entanto os motoristas estão compreensivamente preocupados.
Esta informação permite que alguém se registe on-line, com os dados correctos e se autentique, passando-se pela pessoa de verdade. Esta falha é mais grave que aqueles dados expostos dos cartões de crédito, como alguém no fórum já fez saber.
Numa altura tão sensível para o serviço, este pode ser um erro muito caro para a Uber.