Actualização: Samsung Portugal já enviou mais informações sobre o caso. Consulte no fim do artigo.
A Samsung vai recolher o seu novo flagship Galaxy Note7, depois de um problema nas baterias ter levado alguns equipamentos a explodir.
A gigante tecnológica decidiu nas últimas horas retirar o smartphone do mercado até ter uma resolução sobre o problema.
Conforme demos a conhecer ontem, alguns Galaxy Note7 estão a apresentar problemas nas baterias. Depois do Note7 ter sido lançado e até ao dia 1 de Setembro, a Samsung recebeu 35 casos de smartphones que tiverem problemas nas baterias e alguns explodiram mesmo.
Agora, segundo a agência coreana Yonhap, a gigante sul-coreana irá anunciar uma recolha “global” dos equipamentos. Este anúncio será feito durante uma conferência de imprensa marcada para hoje, sexta-feira. A notícia, avançada pela Reuters, cita uma fonte familiar com o assunto.
O anúncio foi feito há instantes:
Depois de várias reclamações dos seus utilizadores que utilizaram os canais online para mostrar a sua preocupação, a empresa assegura que todos serão substituídos sem prejuízo para o utilizador e que a marca está empenhada em analisar ao pormenor o sucedido. Segundo a Samsung, o problema está relacionado com as células da bateria, mas não é adiantada qualquer informação adicional.
For customers who already have Galaxy Note7 devices, we will voluntarily replace their current device with a new one over the coming weeks.
Sabe-se que a Samsung foi pressionada pela Agência sul-coreana de Tecnologia e Normas no âmbito do Ministério do Comércio, Indústria e Energia, para que esta declaração fosse feita no prazo de 2 dias, sob pena de lhe ser aplicada uma multa até 30 milhões de won ($ 26,736).
Galaxy Note7 com problemas às portas do lançamento do iPhone 7
Enquanto os analistas esperam que sejam resolvidos rapidamente os problema em torno do Note7, as notícias podem fazer descarrilar a recuperação móvel da Samsung, até porque o timing foi escolhido perto do lançamento do concorrente, o iPhone 7 da Apple, que será já na próxima semana.
Na quarta-feira passada, como foi veiculado, a empresa já tinha parado o fornecimento do novo modelo a três empresas sul-coreanas de telecomunicações e que os envios do Galaxy Note7 estavam a ser atrasados para que fosse alvo de novos testes de qualidade.
Embora tenha sido questionada, a Samsung não detalhou mais nada sobre o problema, refere apenas que o Note7, lançado na Coreia do Sul e noutros mercados a 19 de Agosto, foi recebido muito bem pela crítica, tendo vendido, só na Coreia do Sul 400 mil unidades em apenas 10 dias.
Depois dos hipotéticos problemas de falta de resistência do ecrã, da impermeabilização que supostamente tem problemas, agora é a bateria que explode. Os utilizadores estão apreensivos com estas notícias.
Como foi reportado pela Yonhap, a empresa inicialmente parou o envio dos dispositivos para os mercados europeus como a Grã-Bretanha e a França, bem como para os Estados Unidos.
A divisão de telemóveis pesou cerca de 54% nos lucros operacionais da Samsung nos primeiros seis meses do ano.
Os pormenores estão a chegar ao mercado e daremos conta das novidades assim que fiquem disponíveis.
Será que se aplica o velho ditado “A pressa é inimiga da perfeição”?
Actualização:
A Samsung Portugal também já reagiu a este assunto tendo enviado a seguinte informação:
A Samsung está empenhada em produzir produtos de alta qualidade e cada relato de incidente reportado pelos nossos clientes é considerado de forma muito séria. Em resposta a situações que nos foram recentemente comunicadas relativas ao novo Samsung Galaxy Note7, realizámos uma investigação rigorosa e detectámos uma anomalia em algumas baterias que integram estes equipamentos.
Até ao momento (com referência a 1 de Setembro), foram reportados 35 casos a nível global e estamos atualmente a proceder a uma inspeção completa para identificar possíveis baterias afetadas. No entanto, porque a segurança dos nossos clientes é uma prioridade máxima para a Samsung, decidimos suspender as vendas do Samsung Galaxy Note7 durante as próximas semanas.
Nos casos dos clientes que já têm dispositivos Samsung Galaxy Note7, vamos voluntariamente proceder à troca destes equipamentos por novos. Recomendamos que os clientes entreguem os equipamentos nas lojas em que os tenham adquirido, ou em qualquer Centro de Assistência Samsung. Para mais informação sobre este processo, os clientes deverão contactar a Linha Azul da Samsung (808 20 72 67).
A Samsung reconhece o inconveniente que esta situação pode causar, mas é muito importante que sigamos este processo com vista aa garantir que a Samsung continua a fornecer produtos da mais alta qualidade aos nossos clientes. Estamos a trabalhar de forma muito próxima com os nossos parceiros para garantir que esta fase de substituição decorrerá da forma mais conveniente e eficiente possível.