Novo Snapdragon 820 consome menos 30% de energia
A Qualcomm anunciou no ano passado os “poderosos” Snapdragon 808 e 810 64bits que tinham como principais características o desempenho e o eficiente consumo energético. Muitos foram os fabricantes que demonstraram interesse em integrar o Snapdragon 810 nos seus equipamentos, mas rapidamente o SoC revelou ter alguns problemas relacionados com o aquecimento.
Agora a Qualcomm quer fazer esquecer o 810 e apresentou hoje em Nova Iorque o novo e poderoso Snapdragon 820.
O segmento dos SoC tem evoluído significativamente nos últimos anos mas nem tudo tem sido bom para os fabricantes de micro-chips, em especial para a Qualcomm. A Apple foi a primeira empresa a ter no mercado um dispositivo com arquitectura ARMv8 mas rapidamente as 3 maiores fabricantes de SoCs (Samsung, Nvidia e Qualcomm) entraram na corrida, destacando-se neste segmento os Snapdragon 808 e 810 da Qualcomm.
Como sabemos, o Snapdragon 810 tem recebido várias críticas devido a problemas relacionados com aquecimento, mas a Qualcomm já tem outro trunfo em mãos, o Snapdragon 820.
De acordo com uns slides apresentados pela empresa, o Snapdragon 820 com tecnologia de fabrico em 14nm FinFET da Samsung que consome menos 30% de energia que o 810, o que representará certamente uma melhor autonomia dos equipamentos.
Além da eficiência energética, a Qualcomm revelou também que o Snapdragon 820 tem CPUs Kyro (quad-core) que oferecem o dobro da performance (a Qualcomm não indicou com que outro SoC comparou). Este SoC poderá chegar aos 2,2 GHz.
Destaca-se ainda a GPU Adreno 530 que garante 40% de mais performance comparativamente a gerações anteriores e também o DSP (co-processor ou digital signal processor) Hexagon 680 que garante 3x mais performance. O Hexagon 680 será responsável por gerir e processar de dados do giroscópio, acelerómetro, bússola, GPS, entre outros periféricos do smartphone.
Ao nível da rede o novo SoC é também 15% mais eficiente em termos energéticos e garante uma performance 33% superior às gerações anteriores. Usando o X12 com uma baseband de categoria 12, é possível alcançar os 600 Mbps de download e 150 Mbps de upload em redes móveis.
O novo Snapdragon 820 poderá ser usado nos mais diversos equipamentos.
Apesar de ainda não existir uma data certa, especula-se que o Snapdragon deverá estar disponível já em 2016 e certamente que será um sucesso tendo em conta as especificações técnicas apresentadas.