Realizou-se hoje mais uma reunião de Conselho de Ministros para avaliar, em outros temas, as medidas de combate à COVID-19. Portugal atravessa um período de mudança, mas há ainda indicadores preocupantes e elevados como é o número de mortos diários.
Portugal irá avançar para a eliminação de algumas regras e tal será feito em duas fases. Saiba já o que muda nos próximos dias.
O Governo anunciou as conclusões da reunião de Conselho de Ministros realizada hoje. A ministra Mariana Vieira da Silva revelou que há indicadores que mostram que a pandemia está a abrandar, mas há ainda indicadores muito elevados, como é o caso do número de mortos diários.
O limite estabelecido pelas autoridades para o fim total das restrições de combate à pandemia em Portugal só acontecerá quando se registarem 20 mortes a 14 dias por um milhão de habitantes. Atualmente esse valor é de 63.
Como referido, a eliminação das medidas acontecerá em duas fases, sendo que a segunda fase pode acontecer dentro de cinco semanas.
Acompanhem em direto…
COVID-19: Fim das seguintes medidas…
O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23h59 de 7 de março de 2022 – deixando de vigorar a situação de calamidade – e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19. A partir de hoje é o fim…
-
Confinamento e contactos de risco (mantém-se apenas para quem testa positivo);
-
Recomendação do teletrabalho;
-
Limites de lotação em estabelecimentos comerciais;
-
Exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
-
Exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.
- a exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para:
- visitas a lares;
- visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde.
- uso de máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.
Apresentação realizada no fim da reunião de Conselho de Ministros – podem obter aqui.