EM ACTUALIZAÇÃO
[20/01/2012 14:00] Carros apreendidos ao Fundador do Megaupload: Após detenção, foram apreendidas na mansão de Kim Schmitz vários carros topos de gama, com matrículas como CEO, HACKER, MAFIA, STONED…, e material informático. Pode aceder às imagens e à lista do material apreendido no final do artigo.
[20/01/2012 11h:20] Segundo informações publicadas pelo site news.cnet.com, a gama de endereços IP associado ao Elysee Palace – residência de Nicolas Sarkozy, encontra-se registada no site YouHaveDownloaded.com que permite efectuar downloads ilegais por BitTorrent (Saber mais no final do artigo).
[20/01/2012 10h:05] Presidente francês Nicolas Sarkozy “aplaude” a iniciativa do fecho do site Upload por parte da justiça federal norte-americana (Saber mais no final do artigo).
O site MegaUpload, considerado um dos maiores populares para partilha de ficheiros, foi encerrado pelo FBI! É esta a noticia que marca as manchetes dos meios de comunicação internacionais ligados à tecnologia. Ao que se sabe, a empresa foi formalmente acusada de pirataria após algumas horas de se ter tornado publica a sua intenção de submeter um processo judicial contra a Universal Music Group (UMG).
De acordo com uma informação fornecida pelo Departamento de Justiça dos EUA, o MegaUpload gerou de forma criminosa mais de 175 milhões de dólares (135 milhões de euros), “causando mais de 500 mil milhões em prejuízos para os detentores de direitos de autor”.
Até ao momento sabe-se que o FBI deteve o fundador do site, Kim Schmitz, que foi já no passado condenado por outras actividades ilícitas.
Tradução de parte da decisão judicial:
Sete pessoas e duas empresas (Megaupload Limited e Vestor Limited) foram acusadas nos Estados Unidos pelo funcionamento de uma empresa internacional de delinquência organizada presumivelmente responsáveis da pirataria massiva em todo o mundo online de diversos tipos de obras protegidas, através de sites relacionados com Megaupload.com e outros, gerando mais de $ 175 milhões no delito e gerando mais de 500 milhões de dólares em danos aos proprietários de direitos do autor […]
Os indivíduos enfrentam uma pena máxima de 20 anos de prisão pelo delito de conspiração para cometer crime, cinco anos de prisão pelo delito de conspiração para cometer uma infracção de copyright, de 20 anos de prisão pelo delito de conspiração para cometer lavagem de dinheiro e cinco anos de prisão por cada uma das acusações de violação de copyright.
Segundo a acusação, durante mais de cinco anos operaram os sites que ilegalmente reproduziam e distribuíam cópias ilegais de obras protegidas, incluindo filmes. […] Megaupload.com tem mais de mil milhões de visitas, mais de 150 milhões de utilizadores registados, 50 milhões de visitantes diários e representa uns quatro por cento do tráfego total na Internet. Os prejuízos estimados causados pela conduta criminosa da conspiração para detentores de direitos autorais é bem mais de US $ 500 milhões. Os conspiradores supostamente ganharam mais de US $ 175 milhões em lucros ilegais através de receitas de publicidade e venda de participações premium.
A acusação diz que os conspiradores realizaram a sua operação de forma ilegal utilizando um modelo de negócio desenhado expressamente para promover o download de obras protegidas por direitos de autor […]
Decisão judicial publicada no site do FBI, ver aqui
Relembre-se que a acusação da UMG ao MegaUpload aconteceu em Dezembro de 2010, depois de ter sido lançado um vídeo promocional ao qual foi dado o nome de Mega Song e que teve mais de 11 milhões de visitas. O video “Mega Song” contava com a participação dos artistas Diddy, Will.i.am, Alicia Keys, Kanye West, Snoop Dogg, Chris Brown, The Game and Mary J Blige e segundo a UMG a prestação de P Diddy, Will.i.am e Kanye West não teriam sido autorizadas e nesse sentido a MegaUpload deveria retirar o vídeo do Youtube.
Veja o video da polémica:
A acção de fecho do site MegaUpload acontece após o protesto contra os projetos de lei SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act), que serão votados já na próxima semana, e em caso de aprovação, a Justiça dos EUA terá autonomia suficiente para poder fechar sites que disponibilizam conteúdos ilegais.
Entretanto, como forma de reivindicação, o grupo anonymous atacou o site justice.gov, Universal.com, Industry Association of America (riaa.org) e Motion Picture Association of America (mpaa.org). Saiba os sites que estão a ser “atacados” pelo grupo anonymous – ver aqui “It was in retaliation for Megaupload, as was the concurrent attack on Justice.gov,” Anonymous operative Barret Brown tells RT on Thursday afternoon.
No Twitter do Anonymous, o grupo tem estado constantemente a informar quais os sites que tem estado a atacar e que, consequentemente estão Down- Para além do sites supracitados, outros atacados foram:
- UniversalMusic.com
- UniversalMusic.fr
- UniversalMusic.es
- UniversalMusicMagazine.com
- Hadopi.fr (law promoting the distribution and protection of creative works on the internet)
- Maisonblanche.com
- Copyright.gov
- BMI.com (Music Licensing)
- E mais recentemente o site do FBI.gov
Além disso, na rede social, o grupo divulgou o Megavideo.bz, o que anunciou ser o regresso do Megaupload, com a mensagem “This is the NEW MEGAUPLOAD SITE! we are working to be back full again”.
[20/01/2012 10h:15] O presidente francês Nicolas Sarkozy “aplaude” a iniciativa do fecho do site Upload por parte da justiça federal norte-americana . Em comunicado o presidente francês refere que:
“A disponibilização ilegal, por este serviço, de obras protegidas pelos direitos de autor, permitia aos seus promotores realizar lucros criminosos sob forma de receitas publicitárias ou de assinaturas dos seus utilizadores… que a luta contra os sites de partilha de ficheiros ilegais, que baseiam o seu modelo comercial na pirataria das obras, constitui uma imperiosa necessidade para a preservação da diversidade cultural e a renovação da criação”
[20/01/2012 11h:11] Segundo informações publicadas pelo site news.cnet.com, a gama de endereços IP associado ao Elysee Palace – residência de Nicolas Sarkozy, encontra-se registada no site YouHaveDownloaded.com que permite efectuar downloads ilegais por BitTorrent.
% Information related to ’62.160.71.0 – 62.160.71.255′ inetnum: 62.160.71.0 – 62.160.71.255 netname: FR-PRESIDENCE-DE-LA-REPUBLIQUE descr: PRESIDENCE DE LA REPUBLIQUE descr: Service Informatique descr: 55, Rue Du Faubourg Saint Honore descr: 75008 Paris country: FR
A informação oficial pode ser consultada aqui.
[20/01/2012 14:00] Carros apreendidos ao Fundador do Megaupload: Após detenção, foram apreendidas na mansão de Kim Schmitz vários carros topos de gama, com matrículas como CEO, HACKER, MAFIA, STONED…, e material informático. Pode ver algumas imagens dos carros aqui, e a lista do material apreendido aqui.