Pplware

Última hora: Governo aprova acesso às contas bancárias

Depois de muito debate sobre o acesso às contas por parte do fisco, o Governo aprovou hoje que os bancos vão mesmo poder dar informações sobre as contas que tenham um saldo superior a 50 mil euros.

É já a partir do próximo ano que os bancos serão obrigados a informar o Fisco sobre as contas que tenham um saldo superior a 50 mil euros. O diploma foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.

De acordo com as informações que já tinham sido divulgadas, os relatórios das contas serão feitos de forma automática e deixam de parte algumas aplicações financeiras como são o caso dos PPR.

A aplicação dos mesmos deveres de comunicação dos bancos à AT relativamente a contas em bancos portugueses de que sejam titulares residentes em Portugal está limitada às situações em que o valor depositado na instituição seja superior a 50.000€, sendo o acesso, à semelhança do que acontece nos dois âmbitos anteriores, limitado ao saldo dos valores depositados, uma vez por ano, excluindo-se o acesso aos movimentos.

PR enviado à comunicação social

De acordo com o comunicado pode ainda ler-se que “O Governo pretende cumprir os compromissos internacionais do Estado Português nesta matéria e reforçar os mecanismos que são internacionalmente considerados necessários como meios de combate à fraude e evasão fiscal”.

Durante a preparação do diploma, o Governo informou que promoveu consultas junto do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, da Associação Portuguesa de Bancos, da Associação Portuguesa de Seguradores e da Associação Portuguesa de Fundos de Investimentos, Pensões e Patrimónios e a AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado. Finalmente, foram também acolhidas as recomendações específicas de alteração do texto formuladas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Exit mobile version