Os ataques informáticos têm como limite… os limites da imaginação e do conhecimento. O mundo tecnológico tem tem vindo a ser palco de mudanças e a segurança informática tem de acompanhar tal evolução e tendências.
Devido à forte crise financeira que afecta grande parte dos países, o assalto a bancos por parte de pessoais individuais ou grupos organizados tem vindo a crescer nos últimos anos. Desta vez, os assaltantes não recorreram a armas brancas e não fizeram refens! O ataque foi feito recorrendo a simples sistemas informáticos.
Segundo algumas informações conhecidas, divulgadas pela policia Norte Americana, o grupo de hackers consegui roubar cerca de 34 milhões de euros a bancos do Médio Oriente (Bank of Muscat, de Omã e RAKBANK, dos Emirados Árabes Unidos), depois de terem conseguido obter dados de cartões de débito dos clientes desses bancos usando sistemas informáticos.
Após a obtenção desses dados, os hackers alteravam os códigos de acesso, manipulavam o limite de levantamento imposto e clonavam os cartões de crédito para posteriormente levantarem dinheiro nas caixas de multibanco de todo o mundo.
A policia norte-americana informou que já deteve sete homens, oriundos da República Dominicana, cujas suspeitas indicam que estes fazem parte da rede criminosa Internacional que actuou em mais de 27 países. Até ao momento, desconhecem-se as informações sobre os líderes deste grupo.
Serão as plataformas informáticas dos bancos portugueses fidedignos?
Qual a sua opinião sobre este assunto?