Temos presenciado nos últimos tempos uma União Europeia mais interventiva e preocupada com uma regulação saudável do espectro tecnológico no espaço europeu. Observámos isso, no processo levantado por esta entidade à Microsoft devido à inclusão do Internet Explorer no Windows.
A União europeia demonstra agora as suas reservas pela aquisição da Sun pela Oracle, devido ao futuro do MySQL.
A posição da União Europeia vem pela voz de Neelie Kroes comissária para a competitividade, que está especialmente preocupada acerca do futuro dos projectos open source que estão sobre a tutela da Sun, focando-se em particular no sistema de gestão de base de dados MySQL.
Kroes está preocupada sobre se realmente existe incentivo da Oracle em continuar o desenvolvimento da popular referência open source para armazenamento de dados, isto porque a Oracle é a maior empresa de soluções de base de dados da actualidade. Ora esta situação entra em conflito com o facto de a Sun ser a empresa que detém a base de dados open source líder neste mercado.
A comissária receia que este negócio já acordado entre as duas empresas possa influenciar negativamente a escolha dos consumidores no espaço europeu. Segundo a mesma:
“No contexto actual da economia, todas as organizações estão à procura de soluções que lhes dêem um maior rácio custo/benefício. Os sistemas baseados em software open source estão cada vez mais a emergir como alternativas viáveis às soluções proprietárias. A comissão europeia tem que assegurar que estas alternativas continuem a estar disponíveis.”
Uma das principais razões para preocupação da Comissão Europeia, prende-se pelo facto de que o mercado de base de dados esteja actualmente bastante concentrado. A Oracle, IBM e a Microsoft controlam cerca de 85% deste mercado na área das tecnologias de informação. Uma adopção cada vez maior do MySQL pode ameaçar o negócio da Oracle, o que lhe poderia causar a tentação de negligenciar o desenvolvimento do MySQL.
Devido a estas razões, a Comissão Europeia iniciou um processo de investigação acerca da aquisição da Sun pela Oracle. Caso o resultado da investigação da UE detecte problemas, uma das possíveis soluções poderá ser a UE impor que a propriedade do MySQL seja vendida a outra empresa que assegure o seu desenvolvimento. A outra alternativas será que tanto a Sun como a Oracle sejam obrigadas a chegar um acordo para apresentarem garantias sobre o futuro da base de dados open source.
De facto nos dias que passam, é impossível ignorar a importância não só ao nível académico como o empresarial, que o MySQL tem nos negócios das pequenas e médias empresas. E são precisamente estas que, em tempos difíceis, através do uso do MySQL e outras soluções open source, conseguem reduzir os seus custos operacionais e manter os seus negócios.
Aliás, o MySQL tornou-se uma base de dados incontornável no mundo tecnológico sendo usada nos mais variados sistemas de informação. A sua tradicional integração com o PHP juntamente com o servidor Web Apache, formaram uma das soluções mais populares (LAMP), adoptada por uma boa fatia dos negócios espalhados ao longo do mundo.
Esta base de dados é aliás parte integrante do próprio motor de WordPress usado pelo Peopleware tendo-nos possibilitado desde o início, de uma forma fácil, trazer-lhe diariamente as novidades das tecnologias de informação.
Há quem discorde de outros processos levantados pela UE. No entanto, pensamos que esta decisão da União Europeia é bem-vinda e será consensual para todos os que se queiram assegurar que o MySQL continue a potenciar os negócios em que é usado. A extinção desta comunidade, ou mesmo a sua fragmentação para outras comunidades de software livre, poderá ter efeitos negativos para a economia e para os planos de muitas empresas. AP