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Uber: Motoristas portugueses queixam-se de exploração

A plataforma tecnológica Uber tem-se destacado muito pela positiva como pela negativa. Em Portugal o serviço tem vindo a crescer e, para o utilizador final, este é um serviço com muitas vantagens e especialmente cómodo. Pese o facto da polémica sobre a sua legalidade, há uma outra realidade no que toca aos ganhos dos profissionais do volante.

Será que ser motorista da Uber é um serviço bem remunerado ou há exploração do trabalhador?

 

Uber… uma empresa com dores de crescimento

A Uber é hoje um marco no desenvolvimento dos serviços de transportes privados. O facto de existir uma plataforma online que controla o serviço e determina a sua qualidade, esta esconde também uma outra verdade, principalmente porque a Uber é mais que uma plataforma tecnológica, a Uber vive dos profissionais que servem a gigante norte-americana.

De acordo com uma reportagem recente levada a cabo pela TVI, os motoristas da Uber em Portugal revelaram que têm ordenados precários e excesso de horas de serviço.

Afonso, um dos motoristas entrevistados, referiu que deixou o seu emprego como vendedor para se dedicar à Uber e assim garantir um futuro melhor para si e para a sua família. No entanto, o motorista, que entrou para a Uber há dois meses, confessa que o caminho para uma vida melhor se transformou numa estrada que termina num beco sem saída.

Em termos de ordeno, Afonso revela que este mês irá receber pouco mais que 350€ (menos que o ordenado mínimo nacional), que apenas folga uma vez por semana e os turnos são de 12.

Vamos a contas…

Segundo cálculos da TVI, Afonso trabalha:

Afonso revela também que pode ter a sorte de ganhar 300€ a cada 15 dias.

 

E ao nível dos acidentes?

Se o motorista tem um primeiro acidente, este é culpado e tiram-lhe do ordenado 150€. Se tiver um segundo acidente o valor retirado do ordenado passa para os 300€. Apesar de não contratar motoristas directamente, a verdade é que é a Uber define as regras de operação.

O Governo português está pronto para legalizar as plataformas digitais de transporte, mas certamente não conhece a fundo as condições a que são sujeitos os motoristas.

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