Pplware

TVs e monitores vão ser mais simples de reparar! Saiba porquê

Quantas vezes já lhe aconteceu avariar-se um equipamento tecnológico e o mesmo não ter reparação? Ou, por outro lado, o mesmo ter reparação, mas o valor do arranjo ser exorbitante? A partir de 2021 tudo vai mudar.

A Legislação europeia adotada recentemente visa tornar produtos mais fáceis de reparar e com maior eficiência energética, economizando custos e reduzindo a poluição.


A partir de 2021, todas as TVs, monitores, frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar-loiça e produtos de iluminação colocados no mercado da União Europeia deverão atender aos requisitos mínimos de reparabilidade que visam prolongar a sua vida útil.

Estes produtos também serão mais fáceis de reciclar graças a um melhor design e, no caso dos monitores, à remoção de retardadores de chama halogenados.

Novas medidas garantem um menor desperdício

As novas medidas fazem parte da Diretiva Europeia de Conceção Ecológica, que remove do mercado os produtos com maior desperdício, substituindo-os por unidades que fazem o mesmo trabalho com menos energia e necessidade de recursos.

Juntamente com as novas etiquetas energéticas adotados em março, os novos requisitos de eficiência energética ajudarão a UE a economizar 140TWh adicionais de energia por ano, o que corresponde a 5% do consumo de eletricidade da UE. Para consumidores e empresas, isto significa 20 mil milhões de euros economizados nas contas de energia.

Por exemplo, o prolongamento da vida útil das máquinas de lavar-roupa por apenas cinco anos irá poupar na UE tantas emissões (CO2eq) como retirar meio milhão de carros das ruas por ano, tal com identificado num estudo recente.

Para a ZERO estas medidas da Europa são um grande passo em direção a uma economia mais circular, que devem inspirar o resto do mundo. Esperamos agora que os decisores da União Europeia repliquem esta abordagem para muitos outros produtos, principalmente produtos eletrónicos como smartphones e computadores, para minimizar o seu impacte ambiental

Exit mobile version