Pplware

Tutorial – Aceda remotamente à sua rede MEO via VPN

Hoje em dia são vários os equipamentos que temos ligados à nossa rede interna de casa. Certamente que já teve situações em que necessitou de aceder a um desses equipamentos e não sabia muito bem como o fazer, até porque só estão disponíveis a partir da rede interna.

Hoje vamos explicar como criar um servidor de VPN, baseado no Windows, para receber ligações remotas e permitir o acesso à rede lá de casa, a partir de qualquer ponto do mundo.

Como configurar um servidor de VPN no Windows?

Para criarem um servidor de VPN no Windows 10 devem Abrir o Centro de Rede e Partilha (Painel de Controlo\Rede e Internet\Centro de Rede e Partilha) e depois carregar em Alterar definições da placa.

Aí devem carregar na tecla ALT para que apareça a barra de opções e, em seguida, devem ir a Ficheiro > Nova Ligação de Receção

Depois escolhem quais os utilizadores locais que podem ter permissões para estabelecer a VPN. De referir que, carregando em Adicionar Alguém…, podem adicionar novos utilizadores.

Em seguida verificar se têm a opção “Através da Internet” activa.

E para finalizar basta que carreguem em Permitir acesso

(Opcional: Caso o utilizador pretenda definir o endereçamento a atribuir às máquinas remotas, deverá carregar em Propriedades e indicar qual o endereçamento.)

E está feito. Carregar em Fechar para Sair.

Do lado do Windows, temos agora um servidor de VPN PPTP à espera de ligações no porto 1723.

Configuração do router Technicolor TG784n v3 da MEO

Para que os pedidos de estabelecimento da VPN, que chegam ao nosso router, sejam encaminhados para o PC onde foi criada a nossa VPN deveremos proceder a uma pequena configuração ao nível do port forwarding.

Como configurar Port Forwarding?

Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do nosso router da MEO através do URL http://192.168.1.254 e introduzimos as respectivas credenciais.

Em seguida, vamos ao menu Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e depois escolhemos Associar jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local.

Nessa interface devemos escolher no campo Jogo ou aplicação “PPTP Server” e no Dispositivo devemos indicar o nome da Máquina (ou Mac Address) onde está instalado o servidor PPTP.

No final, a configuração deverá ficar algo do tipo…

Feita a configuração basta gravar e sair da página de configuração do Router.

Para se ligarem a esta VPN podem ver aqui como o podem fazer usando um dispositivo Android. Num próximo tutorial vamos ensinar a configurar uma ligação cliente com outros sistemas. Estejam atentos!

Exit mobile version