A espera pela versão de testes do Windows 10 dedicada aos smartphones foi longa para todos os que estavam expectantes do que esta versão poderia trazer. Mas mesmo depois de ter chegado de forma oficial, a Microsoft resolveu abrandar a sua disponibilização e limitou-a a apenas seis equipamentos numa primeira fase.
Esta decisão voltou a deixar muitos utilizadores frustrados, porque os seus equipamentos não era suportados e têm agora de esperar mais algum tempo.
Mas um pequeno truque agora descoberto vem abrir a utilização desta versão de testes do Windows 10 a qualquer equipamento que os utilizadores queiram usar.
O processo agora descoberto não é complicado, mas implica alguns passos que vão limpar todos os dados dos equipamentos e a utilização de um software desenvolvido para “enganar” a Microsoft e o seu processo de atualização.
Na verdade o que é feito é dar uma indicação à Microsoft que o terminal apresentado é um da reduzida lista dos modelos suportados e assim receber a actualização de forma automática.
Todo o processo e a a aplicação para alterar a designação do terminal está disponível no fórum XDA e deve ser lida e avaliada por quem se quiser aventurar neste processo.
Os seus criadores alertam que este não é um processo isento de riscos e que podem acontecer problemas com a sua utilização, tornando os equipamentos inoperáveis e sem trabalhar, provavelmente sem a possibilidade de serem recuperados. É uma decisão que deve ser ponderada e é da inteira responsabilidade do utilizador.
Para instalarem o Windows 10 for phones no vosso dispositivo precisam de ter instalada a Software Recovery Tool e com ela fazerem um reset ao vosso equipamento.
Dai em diante só precisam de seguir as instruções existentes no XDA e se tudo correr bem em pouco tempo vão ter o vosso smartphone a correr o Windows 10.
Sa muita informação que está já disponível no XDA, existem relatos de utilizadores que conseguiram executar este processo em equipamentos com apenas 512MB de memória, o que prova que o Windows 10 está mesmo a ser preparado para correr em terminais com menos recurso e onde existia a dúvida de o Windows 10 conseguir correr.
Apesar da tentação ser grande e da vontade de testar o Windows 10 ser muito forte, é importante relembrar aos utilizadores que este é um processo que pode não correr da forma esperada e que pode também condicionar futuras actualizações, especialmente se a Microsoft começar a lançar firmware OTA durante o tempo em que o vosso dispositivo estiver a fingir ser outro.
Os mais aventureiros e corajosos vão conseguir com este novo método ter já o Windows 10 mesmo antes da própria Microsoft alargar a utilização desta Technical Preview.
Se resolverem testar este método, partilhem quais as vossas boas e más experiências!