A “era” Trump continua a criar políticas com impacto mundial. Desta vez o presidente dos EUA ordenou tarifa de 100% para filmes estrangeiros…
Trump cria media para combater o declínio da indústria cinematográfica americana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no passado dia 4 de maio de 2025 a imposição de uma tarifa de 100% para todos os filmes produzidos fora do país. Segundo as informações, esta medida visa combater o declínio da indústria cinematográfica americana, que está a ser prejudicada por incentivos fiscais que são oferecidos por outros países para atrair produções estrangeiras.
Trump classificou essa situação como uma ameaça à segurança nacional e autorizou o Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos EUA a implementarem a tarifa imediatamente.
Como seria de esperar, tal decisão gerou preocupação tanto dentro quanto fora dos Estados Unidos. Nos EUA, Hollywood e os sindicatos temem que a tarifa possa aumentar os custos de produção e reduzir a competitividade da indústria americana. Internacionalmente, países como Austrália e Nova Zelândia, que têm beneficiado de produções de Hollywood, expressaram preocupação com os possíveis impactos económicos da medida.
Esta nova “regra” faz parte de uma série de medidas protecionistas adotadas por Trump neste seu segundo mandato, que têm gerado tensões comerciais com diversos países. Analistas apontam que a tarifa sobre filmes estrangeiros pode desencadear retaliações e afetar negativamente a indústria cinematográfica à escala global.