Pplware

“TrueCrypt não deve morrer”, é o que diz a nova comunidade

Não há certezas quanto à repentina suspensão da página oficial do TrueCrypt. Esta ferramenta sempre se mostrou de confiança e muitos utilizadores ficaram agora surpreendidos com a extinção do seu suporte.

Sendo uma ferramenta adoptada por milhares de utilizadores, foi criada uma comunidade para dar nova vida ao TrueCrypt, podendo eventualmente ser criado um Fork com novo nome. A reestruturação do projecto já está alinhavada, conheça todos os detalhes.

Há muita especulação em torno do que terá motivado este facto. A alteração do seu antigo site foi inicialmente vista como um Hack mas a sugestão explícita de migração para o BitLocker da Microsoft deixa muitas dúvidas neste súbito.

Foi disponibilizada uma nova versão, a versão 7.2, que mesmo referida como não segura é sugerida para fazer unicamente migração para o BitLocker. Inexplicavelmente não é sequer referida a anterior (e supostamente segura) versão 7.1a. Não será por acaso que, no SourceForge do TrueCrypt, existem apenas ficheiros relativos à nova versão 7.2.

Paira também a sugestão de que terá sido o governo dos EU o responsável pela suspensão do suporte a esta aplicação e foi também com base nisso que foi delineada a estratégia para o novo local.

 

A nova comunidade

Um grupo de utilizadores, aparentemente preocupados em garantir o futuro do TrueCrypt, “pôs-se” a mexer e criou um novo sítio para tratar de tudo o que for relacionado com essa aplicação: truecrypt.ch.

Primeiro que tudo, referem que o serviço está alojado na Suíça, local que está isento de questões legais com os EUA, demonstrando assim que poderá ter sido esse o verdadeiro motivo para que o suporte à aplicação tenha sido suspenso.

Pretende-se ainda uma comunidade unida, aberta, não anónima e que haja verdadeira intenção de “ressuscitar” o TrueCrypt mas com “moldes” ligeiramente ajustados.

Foi criado um documento que descreve resumidamente a estrutura e a missão que se pretende concretizar nesta nova comunidade, listando 3 objectivos principais:

Todos os detalhes podem ser consultados neste documento.

Para já, as prioridades prendem-se em garantir a disponibilidade do produto (versão conhecida como segura) e encontrar voluntários para ajudar em todo o tipo de questões, desde o desenvolvimento, legalidade ou segurança.

Dependendo do que acontecer a curto prazo na também recente comunidade Open Crypto Audit Project, pode ser então criado um Fork do TrueCrypt, obrigatoriamente com um nome diferente devido a questões legais. Vários nomes já estão a ser sugeridos no fórum de discussão.

Para quem mostrar interesse em colaborar directamente neste projecto, bastará contactar via Twitter (Thomas ou Jos) ou via email. O código fonte pode ser obtido no GitHub e todas as versões “seguras” podem ser descarregadas a partir daqui.

  TrueCryptNext @ Twitter     TrueCrypt.ch

Exit mobile version