Pplware

Transferências bancárias entre diferentes bancos! Quanto demoram?

Sempre que é realizada uma transferência bancária entre entidades bancárias diferentes, o cliente que recebe o dinheiro tem de esperar sempre um longo período até que o dinheiro fique disponível na sua conta. Afinal, quanto tempo tem de esperar quem recebe?


Quais os tipos de transferências bancárias?

Apesar de hoje existirem outros mecanismos de transferência de dinheiro, as transferências tradicionais continuam a ser bastante usadas. Segundo informação da DECO, existem dois tipos de transferências bancárias realizadas entre contas nacionais:

Além destas, existem depois as transferências internacionais, usadas para enviar dinheiro para o estrangeiro.

Quanto tempo demora uma transferência interbancária?

No caso de uma transferência intrabancária, o dinheiro fica disponível de imediato. No caso de bancos diferentes, o dinheiro fica, normalmente, disponível no dia útil seguinte a ser dada a ordem de movimentação. Neste caso se pretende que a transferência se seja realizada o mais rapidamente possível, deverá fazê-lo antes das 15 horas.

Existem situações em que se fizer a sua transferência após as 15 horas, a ordem só é recebida e aceite pelo banco no próximo dia útil. Tal significa que quem vai receber deve “esperar” cerca de 48 horas.

Os feriados e fim-de-semana são contabilizados como dias não úteis, logo, no mínimo, a transferência deve demorar 48 horas. Se, por exemplo, fizer uma transferência no sábado (antes das 15h), na segunda-feira o banco recebe a ordem de transferência e o dinheiro só deverá ficar disponível na terça-feira.

Se estiver a fazer uma transferência de dinheiro entre bancos, o melhor mesmo é que seja realizado entre segunda e quinta-feira até às 15h.

As transferências bancárias entre bancos também podem ser imediatas, mas têm normalmente associado um custo. Atualmente, o limite máximo por transação é de 100 000€. Este é um valor harmonizado a nível europeu. No entanto, os Prestadores de Serviços de Pagamento poderão estabelecer como limite um valor inferior, por motivos comerciais e de gestão de risco.  Atualmente, o preço de uma transferência imediata ronda, em média, os €1,20.

Exit mobile version