Depois de ter perdido a guerra contra aquele formato digital a Toshiba vai iniciar produção de produtos compatíveis com o formato Blu-Ray.
A Toshiba anunciou hoje que vai começar a fabricar produtos em formato Blu-Ray e integrar a Blu-Ray Disc Association (BDA), depois de ter perdido a guerra contra aquele formato digital.
O fabricante nipónico tem resistido à introdução daquele formato, liderando uma guerra que defendia o HD-DVD contra o Blu-ray, mas que terminou no ano passado, obrigando a Toshiba a deixar de fabricar unidades HD-DVD.
Durante este período, os especialistas especulavam que a Toshiba estaria a desenvolver um formato ainda mais avançado tecnologicamente do que o Blu-ray, numa tentativa de não ser obrigada a ceder a este formato.
Mas a multinacional anunciou hoje que iria iniciar a produção de aparelhos compatíveis com a tecnologia Blu-Ray, nomeadamente consolas e computadores pessoais, remetendo detalhes sobre a operação para mais tarde.
“Na sequência do recente crescimento de aparelhos digitais associados ao formato Blu-Ray, bem como do aumento da procura pelos consumidores e retalhistas desta tecnologia, a Toshiba decidiu integrar a BDA”, anunciou a empresa em comunicado.
A BDA foi fundada pelos principais rivais da Toshiba – nomeadamente pela Sony, Panasonic, entre outros -, com o formato a ter o maior sucesso na indústria cinematográfica de Hollywood.
A decisão da Toshiba era esperada pelo mercado até ao final deste ano.