Pplware

Tóquio 2020 – Medalhas olímpicas feitas de smartphones velhos

De acordo com a publicação japonesa Nikkei, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 querem marcar pela diferença até na fonte dos metais precisos que são usados para produzir as medalhas.

Esta organização irá usar o ouro, a prata e o bronze reciclados retirados de milhões de smartphones (e de outros pequenos electrodomésticos) que todos os dias são enviados para destruir.

Estes três metais são usados para variadas funcionalidades dentro de um smartphone. Desde a condutividade à estrutura em que é moldado o smartphone, existe metal suficiente para produzir as medalhas.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foram necessários cerca de 9.6kg de ouro, 1210kg de prata e cerca de 700kg de bronze para produzirem as medalhas dos atletas.

Medalhas usadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Estes valores não são nada de extraordinário para a organização, isto porque os japoneses, recordistas da reciclagem, recuperaram em 2014 cerca de 143 kg de ouro, 1566  kg de prata e 1112 toneladas de bronze, tudo isto retirado de dispositivos electrónicos nesse ano.

Japão recuperou em 2014 cerca de 143kg de ouro

Cerca de 650 mil toneladas de pequenos dispositivos electrónicos e outros electrodomésticos são descartados por ano no Japão. O país, contudo, consegue apenas reciclar um número estimado de menos de 100 mil toneladas do mesmo. Na maioria das vezes, os metais recuperados do lixo electrónico são usados para fazer novos produtos tecnológicos.

Phone Arena

Exit mobile version