Pplware

Teste a 11 Browsers – Qual é o melhor navegador?

Por Navyseal para o PPLWARE.COM O mercado dos browsers não é estático e têm havido excelentes novidades. Como os browsers são cada vez mais ferramentas de trabalho, onde a velocidade, comportamento e estabilidade são fundamentais, fizemos alguns comparativos para marcar a actualidade, deixando assim algumas informações para o utilizador decidir se está a usar o melhor browser… digo, a melhor ferramenta para o mundo global que é a Internet.

Fizemos um pequeno teste aos browsers mais conhecidos, assim como a alguns dos menos conhecidos ou menos usados.

Desta vez decidimos deixar de fora os testes ao consumo de memória, limitamos os testes à performance. Temos acompanhado esta evolução e deixamos em Abril um benckmark abrangente. Este tipo de testes poderão dar-nos uma percepção da evolução visto que as tecnologias intrínsecas em cada browser também evoluem. Ficam então os resultados.

Navegadores testados:

Nota: Não foi possível instalar o SlimBrowser 6.0 apesar das várias tentativas efectuadas, continuava a dar erro, ficando dessa forma excluido do teste.

Máquina usada:
Recursos usados:

Benchmarking

Acid 1
Acid2
Acid3

HTML5

Conclusão

O browser que lidera é sem sombra de dúvida o Google Chrome, tanto no benchmarking como na estandardização das suas tecnologias para a web. O RockMelt é baseado no Chrome, por isso encontra-se no mesmo patamar, para quem gosta de estar sempre ligado ao facebook e redes sociais é a ferramenta ideal, mas para quem só quer um browser, então o melhor é optar pelo Chrome.

Já o Opera irá ter que se empenhar em desenvolver a sua compatibilidade para HTML5 se quiser continuar acompanhar o Chrome ou mesmo ultrapassa-lo.

Quanto ao Maxthon e o Safari podem conseguir algo mais caso se esforcem, mas vai ser difícil superar o Opera e ainda mais difícil igualar o Chrome.

Em relação ao Firefox se continuar com a prestação que tem, irá ser ultrapassado pelo seu irmão SeaMonkey, pois apesar da baixa performance deste último em benchmarking, pelo menos já cumpre o Acid3 e tem resultados iguais nos restantes testes. Foi algo que sinceramente me surpreendeu.

Os restantes browsers pararam no tempo e se não fizerem um esforço maior no seu código o mais certo será a descontinuação desses projectos por falta de utilizadores. A excepção será unicamente para o IE uma vez que vem embutido no SO e os administradores de sistemas continuam a forçar a sua utilização, contudo a não-evolução tem sempre um fim.

Artigos relacionados:
Exit mobile version