Pplware

Tesla Semi mostra todo o seu poder de aceleração

Apresentado em novembro passado, o novo Tesla Semi pretende revolucionar o mundo dos pesados com as suas potencialidades e poder de aceleração.

Se até agora todas as promessas estavam apenas no papel, um vídeo veio agora mostrar-nos qual o  verdadeiro comportamento deste camião na aceleração.


Em novembro de 2017, Elon Musk apresentou o Tesla Semi, um projeto que já tinha há algum tempo, mas que foi sofrendo sucessivos atrasos e adiamentos.

Este camião veio criar um marco na história dos veículos pesados, podendo não só satisfazer as necessidades mais exigentes das empresas, mas olhando sobretudo para a parte económica. Afinal, este é um veículo totalmente elétrico.

Embora tenha levantado várias discussões sobre o seu interior, as suas capacidades de condução autónoma e sobre a sua autonomia, o Tesla Semi tem-se destacado pela sua capacidade de arranque.

Segundo Elon Musk, este camião irá conseguir atingir os 96 km/h em 5 segundos, sem carga e, com carga completa (cerca de 36 toneladas), irá totalizar a mesma velocidade em apenas 20 segundos.

A comprovar as capacidades de arranque deste novo camião, foi recentemente filmado um momento de arranque do Tesla Semi que comprova o que foi prometido. Embora não se consiga observar a velocidade atingida, podemos ver uma aceleração não muito comum em veículos pesados.

Para conseguir atingir estes resultados, a Tesla incluiu um motor do Tesla Model 3 em cada uma das rodas, totalizando cerca de 1000 cavalos. A autonomia deste camião é de 480 km ou 804 km, dependendo da versão e poderá carregar a bateria para cerca de 400 quilómetros em apenas 30 minutos, se usados os MegaChargers que serão instalados futuramente em diversos pontos. A previsão de preços do Tesla Semi também já pode ser consultada.

Embora a sua autonomia seja motivo de discussões, a verdade é que a Tesla tem alcançado algum sucesso com este camião, tendo já o interesse ou encomendas de marcas como a Sysco, Walmart, Pepsi e UPS. Caso todo o processo siga o planeamento definido, Elon Musk prevê iniciar a sua produção já em 2019.

“Se o Tesla Semi andar, nós falhámos”

Estas foram as palavras de Martin Daum, responsável da Daimler Trucks, na apresentação internacional do Mercedes eActros.

Segundo as suas declarações, Martin acha pouco provável que a Tesla consiga cumprir com o que prometeu, referindo que as leis da física são para todos e que, a cumprir os planos de Elon Musk, seriam necessárias baterias de 1.000 kWh o que tornava o Semi bastante pesado.

Estas palavras vieram no seguimento da apresentação do Mercedes eActros, que se mostrou muito abaixo do modelo da Tesla. Segundo os dados avançados pela Daimler Trucks, o eActros apenas consegue andar 200 km com 23 toneladas, ficando longe dos 800 quilómetros com 36 toneladas na versão mais alta do Tesla.

Caso a Tesla consiga mesmo atingir os resultados anunciados, Martin Daum já avisou que iria comprar dois, um para desmontar e perceber como foi desenvolvido e outro para testar.

Conheça o Tesla Semi

Exit mobile version