A Tesla tem como objetivo colocar no mapa as suas novas tecnologias, mas há sempre um preço a pagar pela inovação e arrojo do avanço tecnológico. Depois das baterias de lítio, depois do auto piloto, agora são as portas Asas de Falcão, no Tela Model X que estão a causar um embaraço à marca norte-americana em território chinês.
Um Tesla Model X em chamas com os passageiros presos no interior incapazes de abrir a porta…
No passado mês de fevereiro, Lee Tada e o seu namorado estavam a ser transportados na parte de trás do Model X conduzido pelo seu motorista quando o carro embateu violentamente com os rails, girou 180º e foi atingido por outro carro, como foi postado no WeChat esta semana e dado a conhecer pela Electrek.
Lee e o seu namorado ouviram as baterias do carro a explodir por baixo deles, mas não conseguiram abrir as portas traseiras, as Falcon Wings, do Model X, tendo estas ficado encravadas. Eles escaparam pela frente, momentos antes do carro pegar fogo.
Numa situação de pânico, Lee refere que em estado de choque foi o namorado que a retirou para fora do carro.
Este foi o dramático vídeo onde mostra o rosto de Lee, a sangrar e os veículos a arder. Lee fraturou o nariz e referiu que o seu motorista esteve um mês hospitalizado depois dos airbags não terem sido acionados.
O comentário oficial da Tesla é lacónico e responde ao proprietário dizendo que todos os carros podem arder, sendo até mais provável de acontecer num carro a gasolina.
We are glad our customer and their passengers are safe. Working closely with authorities to facilitate their report, we have found that the debris field and damage observed indicate a very high speed collision, which can result in fire damage to any kind of vehicle, not just electric vehicles.
In fact, the other car in this incident (a gasoline-powered car) also caught on fire. Incidents of fires are far more likely to occur in traditional gasoline-powered vehicles than in electric vehicles.
Basicamente a Tesla refere que está satisfeita porque os seus clientes e passageiros estão a salvo. Que trabalham em estreita colaboração com as autoridades para facilitar as conclusões. Analisando o acidente, os danos apontam para uma colisão a alta velocidade, o que pode resultar em danos de fogo a qualquer tipo de veículo, não apenas a veículos elétricos.
Qualquer carro, neste tipo de acidente (um carro movido a gasolina) também se incendiaria. Estes danos não são exclusivos dos veículos elétricos.
A Tesla tem sempre um comportamento defensivo quando os seus veículos estão envolvidos em qualquer tipo de acidente, seja ele com o piloto automático, as baterias que explodem ou acidentes onde são apontadas anomalias.
As portas Falcon Wings no Modelo X têm um mecanismo de abertura de emergência para situações como a que esteve envolvida Lee Tada. Para as abrir manualmente, os passageiros têm um puxador atrás da grelha das colunas de som, ao lado dos seus joelhos, como pode ser visto no vídeo seguinte:
A empresa refere que todos estes procedimentos estão disponibilizados nos manuais que acompanham o veículo.
A jovem tinha o veículo somente há 3 meses e certamente não dominava ainda as várias funcionalidades que os Tesla trazem, seguramente desconhecia esta medida de segurança que prevê a abertura da porta através de um sistema manual de emergência.