Na última sexta-feira, 13 de Novembro, a Europa viveu novamente momentos de horror ao ser confrontada com um sangrento atentado terrorista que fez mais de uma centena de vítimas mortais e mais de 300 feridos em Paris. O atentado tem tido uma cobertura mediática pelos mais diversos canais, que têm divulgado várias informações “curiosas”.
Um das informações que surgiu recentemente é o nome da app/plataforma que tem vindo a ser amplamente usada pelos terroristas para comunicarem.
Chama-se Telegram é uma serviço de mensagens focada na segurança, versatilidade e na rapidez. Este serviço é uma combinação de um serviço de mensagens, ao estilo das SMS e também do e-mail. O Telegram Messenger está disponível para Android, Linux, Windows, Mac e Windows Phone.
Segundo Laith Alkhouri, responsável pela Research at Flashpoint Global Partners, o Telegram, o serviço de mensagens alemão, tem ganho popularidade entre os jihadistas devido ao factor segurança.
Para quem valoriza muito a privacidade, o Telegram Messenger oferece “Secret Chats”, uma funcionalidade que garante a confidencialidade da comunicação entre intervenientes (ponto a ponto).
Com o “Secret Chats”, a comunicação é realizada ponto a ponto, não passando assim pelos servidores do serviço. Além disso, esta plataforma permite também fazer doações monetárias que podem ser usadas para financiamento de armamento tal como refere a CNN.
Some terror groups are using Telegram to fundraise. On certain jihadi-related channels, users are asked to donate and pick where their money would go. For example, users can pick out the type of weapons their money would be spent on.