Pplware

Telemóveis dos condutores poderão ser analisados

A proibição do uso do telemóvel ao volante é possivelmente uma das regras menos cumpridas pelos condutores. Mas qualquer um sabe o perigo da condução com este gadget.

Mas… e em caso de acidente, o que acharia da polícia verificar o seu telemóvel?

A ideia é simples, em caso de acidente a polícia poderá vir a utilizar uma ferramenta que irá mostrar se o telemóvel foi usado nesse momento. Esta será uma forma extremamente interessante para penalizar os condutores que cometem infracções e que infelizmente acabam de alguma forma menos desejada.

Como a polícia poderá aceder a estes dados?

Chama-se Textalyser e é um dispositivo que consegue analisar o equipamento móvel, indicando quando foi usado. No entanto, este sistema garante a privacidade do utilizador, garantindo que os dados pessoais como as mensagens, contactos ou fotografias não são visualizados.

Em Nova Iorque foi proposta uma nova legislação no que toca à forma como a polícia consegue ou não apanhar um infractor. Assim, em caso de acidente a polícia já teria forma de provar o uso de um telemóvel pelo condutor e assim ter provas da infracção.

De onde surgiu esta ideia?

Após um acidente que vitimou de forma mortal um condutor de 19 anos, o seu pai quis chamar a atenção para os perigos dos condutores conduzirem distraídos com os seus equipamentos electrónicos (e não só). Este jovem foi vítima de um condutor neste estado.

O acidente foi em 2011, mas este pai não ficou quieto. Após colocar mãos à obra, criando uma associação sem fins lucrativos, conseguiu ajudar a criar esta proposta para que seja uma futura lei. Esta é já conhecida como Lei Evan, em homenagem ao jovem.

E vocês, concordam com medidas deste tipo?

Exit mobile version