Um dos temas que muita discussão tem feito nos últimos tempos são as semanas de quatro dias de trabalho. Em Portugal já há propostas e a semana de trabalho de quatro dias pode vir mesmo a tornar-se realidade em Portugal.
Em Espanha, a gigante Telefónica Espanha anunciou já o novo modelo de trabalho. Semana de quatro dias para toda a equipa.
Semana de quatro dias na Telefónica, mas com redução salarial
A Telefónica Espanha vai mesmo avançar com semana de quatro dias para toda a equipa. Tal acontece depois de ter sido realizado um projeto-piloto que envolveu 150 colaboradores.
A semana de quatro dias, estará disponível para todos os colaboradores da empresa, mas haverá uma redução salarial. A operadora assegura 20% dessa perda de rendimento. Na prática, os colaboradores que afiram a este modelo trabalham 32 horas, oito horas por dia, de segunda a quinta-feira.
Não sendo um modelo perfeito (ainda), sabe-se que os colaboradores terão uma redução proporcional. No entanto, a empresa já revelou que vai reembolsar os funcionários em cerca de 20% dessa perda salarial.
Para mudarem de modelo de trabalho, os funcionários terão até 15 de julho para se inscrever.
Além da Telefónica Espanha, também a Desigual já revelou que vai avançar com este modelo de trabalho.
Em Portugal, o Governo já anunciou a intenção que pretende avançar com estudo proposto pelo Livre que visa estudar este modelo de organização do trabalho para o setor privado.
Esta medida é realidade em alguns países da Europa, como é o caso da Bélgica, e há quem aponte vantagens para os trabalhadores e para a economia.